Lançamento livro "Lelé: diálogos com Neutra e Prouvé"

A Romano Guerra Editora (São Paulo, Brasil) e a Nhamerica Platform (Austin, Estados Unidos) apresentam a coleção Pensamento da América Latina, coordenada por Abilio Guerra, Fernando Luiz Lara, Silvana Romano Santos, com Fernanda Critelli na coordenação editorial, que disponibiliza textos sobre a cultura arquitetônica latino-americana nos formatos livro impresso e ebook, em português, inglês e espanhol, os idiomas mais utilizados na América.

Lelé: diálogos com Neutra e Prouvé, novo título da coleção, traz a pesquisa de André Marques sobre a obra de João Filgueiras Limas, Lelé, que estabelece relações entre as estratégias projetuais do arquiteto brasileiro com as do construtor francês Jean Prouvé e do arquiteto austríaco Richard Neutra, em especial os aspectos tecnológicos da produção seriada e as preocupações ambientais.

O lançamento virtual, com participação de André Marques, Abilio Guerra, Fernando Lara, Fernanda Critelli, Paulo Bruna, Rafael Perrone com abertura de Angélica Benatti Alvim, acontecerá em 30 de novembro de 2020, segunda-feira, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da FAU Mackenzie, no link https://bit.ly/2VjJQoR.

Sobre o livro

O sexto livro da coleção “Pensamento da América Latina” – Lelé: diálogos com Neutra e Prouvé, de André Marques – aborda as “estratégias bioclimáticas”, em especial a busca constante do arquiteto por elementos arquitetônicos capazes de insuflar ar em suas edificações usando preferencialmente as forças da natureza.

O autor também identifica em Lelé uma preocupação constante com a performance, uma ação concebida como laboratório experimental baseado em “recorrência e aperfeiçoamento”. Assim, o arquiteto vai experimentar em obras distintas o mesmo dispositivo, mas corrigido a cada etapa à luz dos problemas detectados. Em suma, repetir e aprimorar como princípios de projeto.

O porte cada vez maior dos sheds observado na série de projetos do arquiteto é entendido como evolução conquistada no ajuste constante do elemento técnico em busca do controle das forças naturais. Nesse ponto é que se encontram as duas matrizes intelectuais que impactam o pensamento e a obra de Lelé, segundo André Marques: a busca de uma arquitetura ambientalmente apropriada a ser construída com coordenação modular e repetição seriada.

Além de relacionar a obra de Lelé às estratégias projetuais dos arquitetos Jean Prouvé e Richard Neutra, André Marques insere a formação intelectual, ética e política do personagem – “o monge, o hippie” – no contexto mais largo do debate social, além de registrar suas afinidades eletivas como profissional, em especial seu apreço por Oscar Niemeyer e sua obra.

O livro é baseado na dissertação de mestrado “A obra de João Filgueiras Lima, Lelé: projeto, técnica e racionalização”, orientada por Abilio Guerra e defendida em 2012 no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. A pesquisa que deu base ao livro recebeu recurso do Fundo Mackpesquisa.

Serviço
Lançamento virtual com André Marques, Abilio Guerra, Fernando Lara, Fernanda Critelli, Paulo Bruna, Rafael Perrone, com abertura de Angélica Benatti Alvim
Data: 30 de novembro de 2020, segunda-feira, às 19h
Local: Youtube da FAU Makenzie, no link https://bit.ly/2VjJQoR

Lelé: diálogos com Neutra e Prouvé
André Marques
Prefácio Abilio Guerra e posfácio Paulo Bruna
Coordenação editorial Abilio Guerra e Fernanda Critelli
Coleção Pensamento da América Latina, v.6
Romano Guerra Editora e Nhamerica Platform, São Paulo e Austin, 1ª edição, 2020
Versões em português e inglês
brochura e ebook
256 páginas
12x17cm, 300g
ilustrado, pb

Sobre o autor
André Marques Arquiteto (USJT, 2003), com especialização em Conforto Ambiental e Eficiência Energética (Fupam, FAU USP, 2006). Mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAU Mackenzie, 2012 e 2018). Professor de tecnologia e projeto de arquitetura na Universidade São Judas. De 2003 a 2010, trabalhou como arquiteto e designer industrial na Comparco Indústria e Comércio de Componentes para Ar Condicionado. Coautor do capítulo “João Filgueiras Lima, ecologia e racionalização”, publicado no livro Arquitetura e natureza (de Abilio Guerra, Romano Guerra, 2017, menção especial no Cica Awards 2017).

+ informações sobre o livro
Romano Guerra Editora
fone: 11 98101.3345
email: rg@romanoguerra.com.br
www.romanoguerra.com.br

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento livro "Lelé: diálogos com Neutra e Prouvé"" 07 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952838/lancamento-livro-lele-dialogos-com-neutra-e-prouve> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.