Projeto nunca antes visto de Frank Lloyd Wright no Arizona é revelado ao público

A Fundação Frank Lloyd Wright, através de extensa pesquisa nos arquivos do arquiteto, descobriu um projeto jamais antes visto: o Capitólio do Estado do Arizona. Um “oásis de democracia no Deserto de Sonora”, o projeto revelado na última edição de The Frank Lloyd Wright Quarterly foi modelado digitalmente e conta com visualizações fotorrealistas de David Romero.

Projeto nunca antes visto de Frank Lloyd Wright no Arizona é revelado ao público - Imagem 2 de 8Projeto nunca antes visto de Frank Lloyd Wright no Arizona é revelado ao público - Imagem 3 de 8Projeto nunca antes visto de Frank Lloyd Wright no Arizona é revelado ao público - Imagem 4 de 8Projeto nunca antes visto de Frank Lloyd Wright no Arizona é revelado ao público - Imagem 5 de 8Projeto nunca antes visto de Frank Lloyd Wright no Arizona é revelado ao público - Mais Imagens+ 3

O projeto radical envolve toda uma polêmica, de acordo com o artigo escrito por Rebecca Rhoades no The Frank Lloyd Wright Quarterly. “O que poderia ser mais ridículo do que o Estado do Arizona declarar [...] que rejeitou Frank Lloyd Wright como arquiteto?” afirmou um residente local em carta ao editor do jornal Phoenix Gazette. Na verdade, em 1957, a proposta de Wright para a cidade de Phoenix gerou um debate entre os cidadãos e acabou nunca saindo do papel. Alguns chamaram o projeto de de bordel oriental, enquanto outros diziam que era muito caro para ser construído.

Projeto nunca antes visto de Frank Lloyd Wright no Arizona é revelado ao público - Imagem 7 de 8
© David Romero

O oásis, segundo a descrição de Wright, é um abrigo de um pavimento, inspirado em Alhambra, a grande fortaleza dos reis mouros do século XIV em Granada, Espanha. Na época, Wright afirmou que “em todo o meu trabalho, nunca fiz nada pelas pessoas de cuja comunidade desfrutei por 25 anos. Quero fazer algo em relação a isso.” Na esperança de fazer um projeto para o benefício do povo, Wright imaginou jardins botânicos exuberantes sob uma cúpula de 120 metros de largura de concreti e cobre. 

Projeto nunca antes visto de Frank Lloyd Wright no Arizona é revelado ao público - Imagem 8 de 8
Cortesia de Frank Lloyd Wright Foundation

Integrando a arquitetura à paisagem, a proposta também dispõe de um salão central onde seriam exibidas as obras de artistas do Arizona. O projeto inicial apresentava duas torres, para rádio e TV, posteriormente transformadas em um único elemento vertical.

Via the Member-Exclusive Magazine.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Projeto nunca antes visto de Frank Lloyd Wright no Arizona é revelado ao público" [One of Frank Lloyd Wright’s Unpublished Projects Revealed to the Public: the Arizona State Capitol] 06 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952428/projeto-nunca-antes-visto-de-frank-lloyd-wright-no-arizona-e-revelado-ao-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.