Arquiteturas do Sul Global - Comunal Taller (México)

CONVIDADAS DESSA SEMANA.
Comunal Taller - México. Formado por duas mulheres, Mariana Ordóñez Grajales e Jesica Amescua Carrera, Comunal é um ateliê de arquitetura que tem sua prática fortemente relacionada aos processos de negociação entre consensos e dissensos. Trabalham contra a figura de autoria, de objeto estático, artístico e imodificável, mas sim como um processo social, colaborativo, vivo, aberto e em evolução constante, encarando os habitantes como sujeitos de ação e não como objetos de intervenção. Em seus projetos incentivam e facilitam a participação de mulheres (adultas, jovens e crianças) nos processos estratégicos, administrativos e construtivos, entendendo as lógicas, performances e definições coletivas dessas mulheres e sua comunidade, sempre respeitando seu contexto cultural.

O CURSO

O curso tem como objetivo ampliar o repertório sobre a produção arquitetônica contemporânea levando em consideração as urgentes necessidades de novos olhares, fundamentalmente contra-hegemônicos. Temos como foco a atuação de arquitetas e arquitetos de países do Sul Global, seus repertórios e o debate sobre o que e como estão construindo nesses países. A ideia desses encontros é ter uma conversa um pouco mais direta sobre as questões colocadas por diversos territórios, sociedades e culturas, explorando com maiores detalhes o processo e as decisões tomadas em cada projeto, com documentações detalhadas que as utilizadas em publicações, abordando assim reflexões estruturais e temas urgentes. Serão feitas 8 conversas onde as arquitetas e os arquitetos convidados serão provocados a uma reflexão sobre sua própria produção, apresentando 2 projetos (um construído e outro não). Os dois professores do curso farão a mediação dessas conversas, tensionando as reflexões necessárias para que possamos discutir efetivamente questões comuns e singulares de cada contexto. Além disso, caberá também a escolha dessas práticas que corresponda com a proposta indicada para o curso, respeitando igualdade de gêneros, raças e contextos territoriais.

Marco Artigas é formado pela Escola da Cidade (2006), pós-graduado pela Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona-2009) e pela Escola da Cidade (2017). Trabalhou no escritório Piratininga Arquitetos Associados (2010-14) com projetos em colaboração com Paulo Mendes da Rocha, no escritório Josep Ferrando Architecture (Barcelona-2007-09) e participou de pesquisa no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (Salvador/BA-2006), com João Filgueiras Lima (Lelé). Foi Professor Assistente da disciplina de Projeto na Escola da Cidade (2011-12). Organizou o centenário de Vilanova Artigas (2015). Atualmente ministra o curso livre Arquitetura Paulistana, é conselheiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-SP) e trabalha no seu próprio escritório, Estúdio Artigas, desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo.

Pedro Vada é arquiteto e urbanista pela Escola da Cidade (2008) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP onde analisa abordagens contemporâneas da complexidade urbana. É atualmente professor na sequência de Urbanismo da Escola da Cidade, e lecionou na Estácio de Sá, Faculdade das Américas e no programa de pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP). Foi editor de 3 projetos, durante 6 anos, no site ArchDaily e em suas plataformas, Diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-SP (gestão 2017-2019), parte da comissão organizadora da 12ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, júri convidado de diversos concursos e prêmios. Atualmente desenvolve pesquisas e projetos urbanos para diversas entidades, destacando o Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza (2018), as Prefeituras de São Paulo, São Bernardo do Campo e São José dos Campos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Sabesp e Sesc.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Arquiteturas do Sul Global - Comunal Taller (México)" 27 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952284/arquiteturas-do-sul-global-comunal-taller-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.