Interiores boêmios: a arquitetura dos bares de São Paulo

São Paulo, por vocação ou falta de outros atrativos, apresenta uma vida noturna vibrante, com opções tão variadas quanto seus mais de 12 milhões de habitantes. Bares são, assim, amigos aos quais recorrem paulistanos do centro e da periferia, moradores das zonas leste, oeste, norte e sul. 

Reunimos a seguir alguns projetos de bares já publicados no ArchDaily que ilustram um pouco desta arquitetura da boemia à qual tantos habitantes de São Paulo estão habituados – uma arquitetura fala de remodelações, sociabilidade, encontros e espaços de intimidade.

Interiores boêmios: a arquitetura dos bares de São Paulo - Imagem 2 de 7Interiores boêmios: a arquitetura dos bares de São Paulo - Imagem 3 de 7Interiores boêmios: a arquitetura dos bares de São Paulo - Imagem 4 de 7Interiores boêmios: a arquitetura dos bares de São Paulo - Imagem 5 de 7Interiores boêmios: a arquitetura dos bares de São Paulo - Mais Imagens+ 2

Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO

Interiores boêmios: a arquitetura dos bares de São Paulo - Imagem 6 de 7
Bar INFINI / FUTURA ESTUDIO. Imagem © Manuel Sá

O projeto do bar Infini transformou o salão de eventos do tradicional restaurante do Largo do Arouche, La Casserole, durante uma obra que durou 30 dias. A intervenção criou, por meio de uso de materiais e da configuração espacial, um diálogo com a arquitetura de bares estilo speakeasy, com a entrada secretas nos fundos do restaurante e ao número limitado de lugares. O projeto preserva os antigos vitrais que fazem a divisão entre o salão e o restaurante, mantendo-os como o ponto focal da área mais importante do novo espaço: o bar. 

Periquita Ginclub / PROTOTYP& Chão de Fábrica

Interiores boêmios: a arquitetura dos bares de São Paulo - Imagem 5 de 7
Periquita Ginclub / PROTOTYP& Chão de Fábrica. Imagem © Mariana Orsi

O objetivo era modernizar o espaço com pequenas intervenções arquitetônicas e de decoração de interiores com a intenção de construir uma nova identidade para um lugar, que se localiza em uma das áreas mais frequentada de São Paulo. A intenção foi dar um tom aconchegante e informal usando móveis com referências vintage-industriais e uma iluminação quente e difusa.

Bar Hoegaarden Greenhouse / Metamoorfose Studio

Interiores boêmios: a arquitetura dos bares de São Paulo - Imagem 2 de 7
Bar Hoegaarden Greenhouse / Metamoorfose Studio. Imagem © Maíra Acayaba

Baseado em estruturas vernaculares de viveiros (Greenhouses), o volume exterior (átrio) de madeira, ao mesmo tempo que permite a entrada de luz de forma difusa (brise horizontal), funciona como uma área de transição entre o passeio e o bar. Para incorporar diferentes sensações em relação ao espaço, após o acesso pelo átrio de entrada, percorre-se uma curta “trilha” até o saguão principal, um lugar com pé-direito alto, bem iluminado e cercado de natureza. Já o jardim externo é uma extensão do espaço e, além de integrar visualmente os dois ambientes, oferece à cidade uma nova praça, proporcionando sombra e cerveja fresca aos usuários.

Bar Litt / LCAC Arquitetura

Interiores boêmios: a arquitetura dos bares de São Paulo - Imagem 7 de 7
Bar Litt / LCAC Arquitetura. Imagem © Romulo Fialdini

Localizado em uma região marcada pela diversidade e em constante desenvolvimento e movimento, o bar surge como um respiro urbano, para apreciadores de arte, drinks, culinária e arquitetura. O espaço é moldado e pensado com o conceito coletivo, no qual diferentes experiências sensoriais são compartilhadas. É um convite de pausa e reconexão em meio à correria diária dentro de uma cidade grande. A concepção partiu de um antigo imóvel que já teve usos como residência, estúdio de música e escritório de advocacia, até os atuais proprietários optarem pela transformação em bar. Como a estrutura era de blocos autoportantes, para as novas aberturas e conexões dos ambientes, foram necessários reforços metálicos que ampliaram os espaços. Deste partido utilizamos o metal como design dos ambientes, projetando desde mesas, cadeiras, portas e decoração.

Benzina Bar / SuperLimão Studio

Interiores boêmios: a arquitetura dos bares de São Paulo - Imagem 4 de 7
Benzina Bar / SuperLimão Studio. Imagem © Maíra Acayaba

O grupo proprietário do Benzina Bar, já cliente SuperLimão também em outros projetos, foi um dos pioneiros  a criar empreendimentos Fast Casual no Brasil. Logo, a ideia para o projeto do Benzina era que fosse criado um ambiente jovem, interessante e, ao mesmo tempo, empoderador para que o cliente tenha o livre-arbítrio de ir e vir. Assim, toda casa foi pensada para que a pessoa possa consumir e ficar livre para estar em qualquer espaço.

Goose Island Brewhouse / SuperLimão Studio + McKinley Studios

Interiores boêmios: a arquitetura dos bares de São Paulo - Imagem 3 de 7
Goose Island Brewhouse / SuperLimão Studio + McKinley Studios. Imagem © Maíra Acayaba

A cervejaria norte-americana, original da cidade de Chicago, Goose Island Brewhouse trouxe para o Brasil o seu conceito de brewpub, um bar onde se produz e consume a própria cerveja. O local escolhido para o projeto foi o Largo da Batata, em consonância com a postura da marca de buscar inserir seus brewpubs em locais sob intensa transformação urbana. A casa escolhida foi a última restante do processo de desapropriações do Metrô, com 10m de frente e 40m de fundo e uma lateral que virou a fachada do projeto, de frente para o Largo.

A descrição dos projetos é de autoria dos arquitetos. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Interiores boêmios: a arquitetura dos bares de São Paulo" 14 Nov 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/951014/interiores-boemios-a-arquitetura-dos-bares-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.