Brasileiro é premiado em concurso internacional com solução para ilhas de calor em Abu Dhabi

O escritório brasileiro Estúdio Leonardo Zanatta foi premiado com menção honrosa no concurso internacional “Cool Abu Dhabi” que desafiava os participantes a projetar ideias criativas para enfrentar a mudança climática e fornecer soluções para o efeito da ilha de calor urbana em Abu Dhabi. Intitulada Abu Dhabi Skins - (Bio)Reactive Urbanscape, a proposta é a única selecionada do continente Americano.

Brasileiro é premiado em concurso internacional com solução para ilhas de calor em Abu Dhabi - Imagem 2 de 16Brasileiro é premiado em concurso internacional com solução para ilhas de calor em Abu Dhabi - Imagem 3 de 16Brasileiro é premiado em concurso internacional com solução para ilhas de calor em Abu Dhabi - Imagem 4 de 16Brasileiro é premiado em concurso internacional com solução para ilhas de calor em Abu Dhabi - Imagem 5 de 16Brasileiro é premiado em concurso internacional com solução para ilhas de calor em Abu Dhabi - Mais Imagens+ 11

O projeto consiste em um dispositivo urbano que pode reproduzir sinteticamente os benefícios da vegetação com consumo zero de água doce, aumentando as discussões em torno da biônica e como as interações entre organismos vivos e tecnologia podem resolver os principais problemas ambientais nas cidades contemporâneas. O experimento Urban Skin cria um ambiente termicamente confortável para as pessoas circularem sem carros, mitigando o efeito de ilha de calor urbana, absorvendo CO2 e reduzindo os níveis de energia usados em resfriamento mecânico por períodos mais longos do ano.

Brasileiro é premiado em concurso internacional com solução para ilhas de calor em Abu Dhabi - Imagem 2 de 16
Cortesia de Leonardo Zanatta

A proposta teve como ponto de partida o conceito de biônica, em que mecanismos naturais e artificiais são utilizados de maneira integrada. Neste caso, as estruturas foram feitas para receberem uma fina camada de água do mar, que serve como cultura para algas do gênero Spirulina e Noctilluca. Desta forma, o sistema dissolve a camada de poluição que prende o calor sobre a cidade, enquanto as estruturas sombreiam superfícies de baixo albedo. A água, por sua vez, arrefece o ambiente através de resfriamento radiante e evaporativo, em uma composição que, ao ter modelos térmicos ensaiados, demonstrou ser capaz de diminuir a temperatura local de centros urbanos em biomas desértico em até 10ºC (variando de acordo com níveis de umidade).

Brasileiro é premiado em concurso internacional com solução para ilhas de calor em Abu Dhabi - Imagem 3 de 16
Cortesia de Leonardo Zanatta

Quando usado em conjunto com biorreatores, microalgas são até 400 vezes mais eficientes do que uma árvore na remoção de CO2 da atmosfera e um kg de algas requer cerca de 1,8 kg de dióxido de carbono, que é convertido em biomassa e oxigênio e consequentemente, recurso financeiro. 

Brasileiro é premiado em concurso internacional com solução para ilhas de calor em Abu Dhabi - Imagem 7 de 16
Cortesia de Leonardo Zanatta

Aproveitando as propriedades de absorção e transmissão da água, que se aproximam às do vidro low-E, a camada de água atua bloqueando a radiação ultravioleta e infravermelha, protegendo a superfície do tanque de absorver o calor. A água resfriada geotermicamente se aproxima de uma temperatura de bulbo úmido de 15°C (uma superfície de asfalto típica atinge 60-100°C). A temperatura ambiente é de aproximadamente 50% do calor radiante da radiação superficial e 50% da temperatura do ar, o que significa que sob grandes composições do sistema com a temperatura do ar de 35°C, uma temperatura radiante média da estrutura e do ar de 25°C é alcançada.

Brasileiro é premiado em concurso internacional com solução para ilhas de calor em Abu Dhabi - Imagem 10 de 16
Cortesia de Leonardo Zanatta

Ficha Técnica
Nome do Projeto: Sheikh Zayed Plaza
Escritório: Estúdio Leonardo Zanatta
Arquiteto: Leonardo Zanatta
Ano de conclusão do projeto: 2030
Área bruta construída: 1000m² (Protótipo inicial)
Localização do projeto: Abu Dhabi, EAU

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Brasileiro é premiado em concurso internacional com solução para ilhas de calor em Abu Dhabi" 27 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950349/brasileiro-e-premiado-em-concurso-internacional-com-solucao-para-ilhas-de-calor-em-abu-dhabi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.