Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil

Críticas aos modelos mais comuns de Habitação de Interesse Social (HIS) no Brasil são bastante frequentes. E, com efeito, geralmente são fundamentadas, haja vista a precariedade arquitetônica e urbanística da maioria dos conjuntos construídos – sobretudo aqueles erguidos em zonas afastadas das centralidades urbanas que negam aos moradores seu direito à cidade.

Há, entretanto, bons exemplos. Projetos construídos a partir de premissas de acesso à infraestrutura urbana, conectividade com o entorno imediato, eficiência construtiva, conforto ambiental e salubridade nos interiores das unidades habitacionais. A seguir, reunimos seis exemplos de HIS – projetados por Biselli Katchborian Arquitetos, Jirau Arquitetura, MMBB Arquitetos, H+F Arquitetos, Boldarini Arquitetura e Urbanismo e Vigliecca & Associados – que apresentam soluções interessantes para um programa tão complexo e delicado.

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 2 de 19Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 3 de 19Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 4 de 19Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 5 de 19Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Mais Imagens+ 14

SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 6 de 19
SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos. Foto © Nelson Kon

"O projeto foi realizado dentro do Programa de Reurbanização de Favelas da Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria de Habitação. Em uma oportunidade incomum para a cidade, o modelo de torres isoladas é substituído pelo modelo típico de quadra europeia. Ocupando perifericamente a quadra urbana, os edifícios estão no alinhamento do lote junto à rua, conformando um pátio interno de acesso público, voltado ao lazer dos moradores do conjunto.

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 7 de 19
SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos. Foto © Nelson Kon

O sistema construtivo em alvenaria estrutural de blocos de concreto foi adotado extensivamente; nos pórticos de entrada do pátio interno, se utilizou concreto armado. A distribuição das unidades e o uso de cores são determinantes para a leitura do conjunto como diferentes torres sem, contudo, perder-se a noção de pertencer ao todo."

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 8 de 19
SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos. Cortesia de Biselli Katchborian Arquitetos

Habitação Social Wirton Lira / Jirau Arquitetura

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 9 de 19
Habitação Social Wirton Lira / Jirau Arquitetura. Cortesia de Jirau Arquitetura

"Localizado em Caruaru – PE, o terreno foi loteado para implantação de 1300 unidades destinadas ao programa Minha Casa Minha Vida. Levando em consideração que teríamos que projetar habitações econômicas, tivemos a intenção de esquecer a tipologia amplamente repetida da casinha com telhado de duas águas e propusemos uma tipologia mais atualizada com os anseios da casa urbana contemporânea. Como a implantação se dá em terreno com topografia acidentada, tiramos partido de empenas verticais para acentuar a marcação de um ritmo e resolver de forma harmoniosa a questão do desnível encontrado entre uma habitação e outra.

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 10 de 19
Habitação Social Wirton Lira / Jirau Arquitetura. Cortesia de Jirau Arquitetura

Todo o partido plástico foi concebido para a composição do coletivo, e tão importante quanto a plástica da casa foi a sua inserção no conjunto. Janelas e aberturas dimensionadas corretamente garantem a devida iluminação e ventilação naturais, racionando assim o uso da energia elétrica."

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 11 de 19
Habitação Social Wirton Lira / Jirau Arquitetura. Cortesia de Jirau Arquitetura

Conjunto Habitacional do Jardim Edite / MMBB Arquitetos + H+F Arquitetos

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 12 de 19
Conjunto Habitacional do Jardim Edite / MMBB Arquitetos + H+F Arquitetos. Foto © Nelson Kon

"O conjunto Habitacional do Jardim Edite foi projetado para ocupar o lugar da favela de mesmo nome que se situava nesse que é um dos pontos mais significativos para o recente crescimento do setor financeiro e de serviços de São Paulo: o cruzamento das avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini e Jornalista Roberto Marinho, junto à ponte estaiada, novo cartão postal da cidade.

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 2 de 19
Conjunto Habitacional do Jardim Edite / MMBB Arquitetos + H+F Arquitetos. Foto © Nelson Kon

Para garantir a integração do conjunto de habitação social à sua rica vizinhança, o projeto articulou a verticalização do programa de moradia a um embasamento constituído por três equipamentos públicos – Restaurante Escola, Unidade Básica de Saúde e Creche – orientados tanto para a comunidade moradora como para o público das grandes empresas próximas, inserindo o conjunto na economia e no cotidiano da região."

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 13 de 19
Conjunto Habitacional do Jardim Edite / MMBB Arquitetos + H+F Arquitetos. Cortesia de MMBB Arquitetos + H+F Arquitetos

Residencial Corruíras / Boldarini Arquitetura e Urbanismo

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 14 de 19
Residencial Corruíras / Boldarini Arquitetura e Urbanismo. Foto © Daniel Ducci

"O Residencial Corruíras, inserido nas ações da SEHAB/PMSP na área da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada, foi executado para viabilizar o reassentamento dos moradores da Favela Minas Gerais, ocupação irregular lindeira à obra. O conjunto está implantado em um terreno com declividade acentuada próximo ao córrego Água Espraiada, de modo a oferecer uma oportunidade singular para a percepção do relevo e paisagem.

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 3 de 19
Residencial Corruíras / Boldarini Arquitetura e Urbanismo. Foto © Daniel Ducci

O projeto se desenvolveu tirando partido destas condicionantes ao dispor os dois blocos que compõem o conjunto de forma escalonada, com acessos pelas vias superior e inferior, explorando o desnível tanto para o melhor aproveitamento do terreno, o que permitiu um número maior de unidades (244) e pavimentos (7 e 9), como também um incentivo a uma mirada ao exterior, propiciada ao adotar a transparência de elementos vazados e perfurados, e pequenas varandas nas habitações."

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 15 de 19
Residencial Corruíras / Boldarini Arquitetura e Urbanismo. Cortesia de Boldarini Arquitetura e Urbanismo

Sobrados Novo Jardim / Jirau Arquitetura

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 4 de 19
Sobrados Novo Jardim / Jirau Arquitetura. Foto © Antonio Preggo

"As casas subvertem a lógica tradicional local, pois os quartos se voltam ao quintal, ao interior e à intimidade, e deixa às salas a conexão com o exterior, com a rua. As salas se inundam de luz pois, além de estarem ligadas ao exterior, se ligam ao quintal, que pode se transformar num pequeno pomar, num jardim ou numa área festiva, com a instalação de uma churrasqueira ou uma pequena piscina.

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 16 de 19
Sobrados Novo Jardim / Jirau Arquitetura. Foto © Antonio Preggo

As zonas social, de serviço e íntima estão bem delimitadas, pois, no térreo, encontram-se as salas, a cozinha e a área de serviço e, no pavimento superior, quarto e banheiro sociais e suíte. As fachadas incorporam um elemento típico da Arquitetura Moderna Pernambucana: O cobogó, elemento vazado que permite a circulação constante de ar e cria um inusitado jogo de luzes e sombra na escada."

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 17 de 19
Sobrados Novo Jardim / Jirau Arquitetura. Cortesia de Jirau Arquitetura

Residencial Parque Novo Santo Amaro V / Vigliecca & Associados

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 5 de 19
Residencial Parque Novo Santo Amaro V / Vigliecca & Associados. Foto © Leonardo Finotti

"O projeto localiza-se na zona sul do município de São Paulo, na região dos mananciais da represa Guarapiranga. A área caracteriza-se como uma região de fundo de vale com curso d’água central e encostas laterais de grande declividade totalmente ocupadas por construções precárias. A diretriz geral é criar ao longo do curso d’água existente um eixo central verde, resgatando a condição original dessa área. Outro objetivo é buscar soluções que aproveitem as nascentes de água limpa do vale, resgatando o valor da água como principal elemento paisagístico.

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 18 de 19
Residencial Parque Novo Santo Amaro V / Vigliecca & Associados. Foto © Leonardo Finotti

Um dos pontos de atração deste eixo foi concebido no extremo onde se localizam o campo de futebol, o clube, a associação de moradores e a Escola Estadual José Porphyrio da Paz; ou seja, este ponto já consistia em um local de encontro e de referência, que foi consolidado no projeto e nas obras."

Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil - Imagem 19 de 19
Residencial Parque Novo Santo Amaro V / Vigliecca & Associados. Cortesia de Vigliecca & Associados

* As descrições dos projetos são de autoria dos arquitetos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Seis bons exemplos de Habitação de Interesse Social no Brasil" 28 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950109/seis-bons-exemplos-de-habitacao-de-interesse-social-no-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.