Google divulga projeto de novo campus corporativo na Califórnia

A Google acaba de divulgar novas imagens do plano diretor do projeto de reurbanização de uma área de 32 hectares na região central de San Jose, Califórnia. Chamado de “Downtown West” e concebido como uma nova área de desenvolvimento urbano, o projeto procura enfatizar os espaços públicos e parques, incorporando edifícios de uso misto e distanciando-se assim, das típicas áreas urbanas corporativas.

Google divulga projeto de novo campus corporativo na Califórnia - Imagem 2 de 4
Downtown West.

De acordo com os Padrões e Diretrizes da Google, o Downtown West contará com cerca de 5.900 unidades residenciais e mais de 46.000 metros quadrados de área bruta dedicada à espaços comerciais, restaurantes e programas culturais. Desenvolvido em parceira com o estúdio SITELAB, a proposta contempla ainda outros 6 hectares de espaço públicos e até 680.000 metros quadrados de área de escritórios. Localizado na zona limítrofe ao centro da cidade de San José, na confluência entre os rios Guadalupe e Los Gatos Creek, o projeto opera como um elemento de conexão entre a paisagem urbana e natural, adicionando cerca de 5,6 quilômetros de ciclovias e passeios públicos que ampliarão a acessibilidade na região central da cidade.

Google divulga projeto de novo campus corporativo na Califórnia - Imagem 4 de 4
Downtown West.

Laura Crescimano, fundadora do estúdio SITELAB e uma das responsáveis pelo projeto, observou que o “Downtown West foi concebido como uma extensão da própria cidade existente, contrapondo-se ao padrão tradicional dos empreendimentos corporativos. A nossa equipe trabalhou em parceira com a Google de forma à valorizar as características existentes da paisagem local, criando um espaço onde a vida urbana e a natureza poderão coexistir e florescer em perfeita harmonia”. O projeto apresenta uma série de diferentes elementos, incluindo uma praça pública chamada The Gateway, um parque de 60.000 m2 à beira-rio e o The Meander, uma vasta área verde concebida para a realização de eventos ao ar livre.

Google divulga projeto de novo campus corporativo na Califórnia - Imagem 3 de 4
Downtown West.

A aprovação do projeto pelas autoridades locais deverá sair até meados do ano que vem.

Colaboradores  West 8, Heatherwick Studio, Grimshaw Architects, KPF, Fougeron Architecture, SCB, Sherwood Design Engineers, H.T. Harvey & Associates, San Francisco Estuary Institute (SFEI), Architectural Resources Group (ARG), Integral Group, Prior + Partners, ARUP, Nelson\Nygaard

Via Google

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Google divulga projeto de novo campus corporativo na Califórnia" [Google Releases 80-Acre "Downtown West" Campus Plan for San Jose] 21 Out 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949764/google-divulga-projeto-de-novo-campus-corporativo-na-california> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.