OODA projeta museu e sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional

Localizado em uma área marcada pela desigualdade e diversidade urbana, o edifício é uma afirmação ousada neste ambiente urbano e ajudará a desenvolver os bairros adjacentes.

OODA projeta museu e sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional - Imagem 2 de 6
Imagens realizadas por Fusão. Image Cortesia de OODA

É um projeto de forte caráter público, que enfatizará uma área da cidade às vezes esquecida, através da construção de um edifício institucional, que é simultaneamente uma instalação esportiva, cultural e de lazer. No entanto, procurou impulsionar o uso de seus espaços, exteriores e interiores, como uma interface em três partes: o público, a cidade vizinha e o programa que ela contém. (João Jesus, Sócio da OODA)

OODA projeta museu e sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional - Imagem 5 de 6
Imagens realizadas por Fusão. Image Cortesia de OODA

O projeto se constitui em dois momentos simples: um horizontal, verde; outro objetivo, branco. Os térreos estabelecem uma clara relação de continuidade com o parque na margem do rio Granja. Os espaços foram projetados para uso público e organizados em torno de uma nova praça e sob o telhado verde e ondulado. O restante do edifício se eleva acima do plano horizontal de forma pura e afirmativa. O edifício é destinado ao uso institucional da Liga e busca, através da materialização da fachada, a reminiscência de algumas peculiaridades do mundo do futebol.

OODA projeta museu e sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional - Imagem 4 de 6
Imagens realizadas por Fusão. Image Cortesia de OODA
OODA projeta museu e sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional - Imagem 6 de 6
Cortesia de OODA

Há uma distinção entre a forma planimétrica horizontal inferior do embasamento para usos públicos - como o auditório com capacidade para mais de 400 pessoas e o primeiro museu de competições profissionais de futebol - e o volume superior revestido de vidro para a Liga Portuguesa de Futebol. Outras áreas incluem uma zona de futebol 'High Tech', restaurantes e lojas.

O edifício é um farol urbano visível dia e noite, aberto à comunidade e conectado à cidade.

OODA projeta museu e sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional - Imagem 3 de 6
Imagens realizadas por Fusão. Image Cortesia de OODA

A Casa do Futebol está programada para abrir ao público em 2023.

FICHA TÉCNICA

Localização: Porto, Portugal
Área: 13200 m²
Tipo: Concurso fechado, 1º lugar
Colaboração: Fusão, MIR, P4, LAIII
Status: Em execução

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "OODA projeta museu e sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional" 15 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949634/ooda-projeta-museu-e-sede-da-liga-portuguesa-de-futebol-profissional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.