Projetos de habitação em zonas industrializadas: o caso do Conjunto Residencial da Móoca

O Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários - IAPI contratou um importante arquiteto carioca, Paulo Antunes Ribeiro, presidente nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) nos anos 1950, para elaborar este projeto situado no bairro industrial na Mooca, região já bastante consolidada na década de 1940. Ocupando um grande vazio urbano, o conjunto é formado por dezessete blocos, que foram implantados buscando obedecer a uma organização racional, embora sem o mesmo rigor geométrico que Attilio Corrêa Lima havia adotado na Várzea do Carmo. No fracionado tecido urbano da Mooca, Ribeiro introduz um projeto urbanístico moderno, que elimina o tradicional parcelamento do solo e cria um grande espaço público onde os blocos são implantados junto às áreas verdes.

Projetos de habitação em zonas industrializadas: o caso do Conjunto Residencial da Móoca - Imagem 2 de 7Projetos de habitação em zonas industrializadas: o caso do Conjunto Residencial da Móoca - Imagem 3 de 7Projetos de habitação em zonas industrializadas: o caso do Conjunto Residencial da Móoca - Imagem 4 de 7Projetos de habitação em zonas industrializadas: o caso do Conjunto Residencial da Móoca - Imagem 5 de 7Projetos de habitação em zonas industrializadas: o caso do Conjunto Residencial da Móoca - Mais Imagens+ 2

​O desenho do bloco é original e diferenciado em relação aos modelos desenvolvidos pela equipe do IAPI. Ribeiro adotou uma solução inédita no pavimento térreo com a utilização de pilotis apenas na sua face frontal, formando uma “colunata”, que confere uma particularidade ao conjunto. Criou-se, assim, uma galeria coberta (loggia) ao longo do edifício, que garante proteção contra o sol e a chuva, além de gerar um pequeno espaço de convívio, ampliado junto às escadas. Os pilotis redondos dão à colunata um ar imponente e ao bloco, uma monumentalidade sutil e marcante, lembrando, guardadas as devidas proporções, as ruas e avenidas implantadas na mesma época, sob influência da arquitetura moderna, no Rio de Janeiro, especialmente a Avenida Presidente Vargas.

Projetos de habitação em zonas industrializadas: o caso do Conjunto Residencial da Móoca - Imagem 3 de 7
Cortesia de PC3 - Pensamento Crítico e Cidade Contemporânea

A geometria do bloco é, ainda, levemente rompida por uma pequena saliência formada nos pavimentos superiores pelo avanço do volume formado pelas varandas e áreas de serviço. A estrutura do bloco é de concreto armado, a alvenaria em tijolos, a cobertura com telhas de cimento-amianto e as janelas, de madeira, tipo veneziana.

​Além das áreas verdes e de recreação infantil, Ribeiro projetou uma gama de equipamentos formada por posto de assistência médica, mercado, clube e área de esportes. São projetos de considerável qualidade arquitetônica que, se construídos, teriam sido exemplares significativos da escola carioca em São Paulo.

Projetos de habitação em zonas industrializadas: o caso do Conjunto Residencial da Móoca - Imagem 5 de 7
Cortesia de PC3 - Pensamento Crítico e Cidade Contemporânea

​Com o desmanche do IAPI e a venda das unidades, os espaços públicos foram privatizados e cada bloco formou um condomínio independente, o que destruiu a proposta urbanística. Os terrenos foram cercados e os espaços livres junto aos blocos foram transformados em estacionamentos.

Projetos de habitação em zonas industrializadas: o caso do Conjunto Residencial da Móoca - Imagem 7 de 7
Cortesia de PC3 - Pensamento Crítico e Cidade Contemporânea

Data do projeto: 1946
Data da conclusão: 1950
Arquiteto: Paulo Antunes Ribeiro
Área construída: 41.332 m²

Texto: Nabil Bonduki [BONDUKI, 2014]
​Pesquisadores responsáveis: Prof. Leandro Medrano | FAUUSP, Prof. Luiz Recaman | FAUUSP
Pesquisadores: Cássia Bartsch Nagle, Katrin Rappl
Bolsista responsável por este número: Ana Cristina Ganzaroli Pinheiro

Acesse o material completo aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: PC3 - Pensamento Crítico e Cidade Contemporânea. "Projetos de habitação em zonas industrializadas: o caso do Conjunto Residencial da Móoca" 03 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948596/projetos-de-habitacao-em-zonas-industrializadas-o-caso-do-conjunto-residencial-da-mooca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.