Escritório indiano usa telhas de argila e plantas para resfriamento natural

O escritório de arquitetura indiano Manoj Patel Design Studio possui diversos projetos premiados em que faz uso criativo das telhas de argila. Em um deles, batizado de Ridge Clay Roof Tile Plantation, foi criado um verdadeiro jardim vertical usando as telhas.

Escritório indiano usa telhas de argila e plantas para resfriamento natural - Imagem 2 de 5Escritório indiano usa telhas de argila e plantas para resfriamento natural - Imagem 3 de 5Escritório indiano usa telhas de argila e plantas para resfriamento natural - Imagem 4 de 5Escritório indiano usa telhas de argila e plantas para resfriamento natural - Imagem 5 de 5Escritório indiano usa telhas de argila e plantas para resfriamento natural - Mais Imagens

O projeto foi instalado em uma residência na cidade de Vadodara, em Gujarate, cujo clima local é o tropical de savana. As telhas de argila são de reaproveitamento, uma vez que o material é abundantemente disponível. O objetivo é que a solução possa aumentar o conforto térmico ao promover o resfriamento natural. 

Escritório indiano usa telhas de argila e plantas para resfriamento natural - Imagem 2 de 5
Cortesia de Manoj Patel Design Studio, via CicloVivo

“A superfície da argila absorve a água das plantas e, quando o ar entra em contato com a superfície, libera ar fresco no espaço, o que também proporciona aos visitantes a experiência da natureza”, explicam os arquitetos. 

Escritório indiano usa telhas de argila e plantas para resfriamento natural - Imagem 3 de 5
Cortesia de Manoj Patel Design Studio, via CicloVivo

As unidades são dispostas em zigue-zague na vertical e fixadas à parede com cimento, de forma que é possível aproveitar os vãos para acomodar pequenas plantas. Também dá para aproveitar os espaços para apoiar objetos decorativos. O resultado é visualmente espetacular e tem ainda o potencial de dar um toque de natureza em áreas urbanas. 

Escritório indiano usa telhas de argila e plantas para resfriamento natural - Imagem 5 de 5
Cortesia de Manoj Patel Design Studio, via CicloVivo

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marcia Sousa. "Escritório indiano usa telhas de argila e plantas para resfriamento natural" 22 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948108/escritorio-indiano-usa-telhas-de-argila-e-plantas-para-resfriamento-natural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.