Conheça a capital portuguesa pelos ouvidos com o Open House Lisboa 2020

Conheça a capital portuguesa pelos ouvidos com o Open House Lisboa 2020 - Imagem 2 de 5Conheça a capital portuguesa pelos ouvidos com o Open House Lisboa 2020 - Imagem 3 de 5Conheça a capital portuguesa pelos ouvidos com o Open House Lisboa 2020 - Imagem 4 de 5Conheça a capital portuguesa pelos ouvidos com o Open House Lisboa 2020 - Imagem 5 de 5Conheça a capital portuguesa pelos ouvidos com o Open House Lisboa 2020 - Mais Imagens

A 9ª edição do Open House Lisboa, que acontece nos dias 26 e 27 de setembro, propõe um fim de semana de descoberta da cidade através de passeios sonoros narrados por personalidades da cultura: o arquitecto Gonçalo Byrne, o escritor Gonçalo M.Tavares, a comunicadora Inês Meneses, a cineasta Leonor Teles, a coreógrafa Lígia Soares, a jornalista Paula Moura Pinheiro, o historiador Rui Tavares e o músico Tomás Wallenstein.

Adaptado ao contexto actual de pandemia, o formato convida as pessoas a caminhar pelas ruas e avenidas de Lisboa conduzidas pelos ouvidos, através de oito percursos em diferentes zonas da cidade. Assim, no programa deste ano não estão incluídas as habituais visitas a casas privadas ou espaços que habitualmente não estão abertos ao público. 

Para quem está longe, estes são também passeios e viagens mentais que podem ser feitos à distância.

Descubra os passeios sonoros desta edição

Para descobrir quem são Os Amantes do Caleidoscópio de Inês Meneses, viajar Entre a Vulnerabilidade e a Resiliência de Gonçalo Byrne ou marcar encontro com as personagens de Espaço, Cadeira, Caminho e Escrita de Gonçalo M.Tavares, basta descarregar os arquivos de áudio ou ouvir em streaming na página do Open House Lisboa. Com uma duração que varia entre os 30 e 90 minutos, estes podcasts estarão disponíveis a partir de 25 de setembro no site oficial, na plataforma do Soundcloud e nos aplicativos habituais para Iphone a Android. Conheça a programação aqui.

Conheça a capital portuguesa pelos ouvidos com o Open House Lisboa 2020 - Imagem 2 de 5
Passeio com Paula Moura Pinheiro, Av. Duque D'Avila. Foto © Fernando Guerra | FG+SG

Passeios acessíveis para pessoas cegas

Ver, ouvir e sentir Lisboa é a premissa e levar a cidade ao ouvido é o mote que inspirou esta edição. Como já é costume, e numa óptica de inclusividade, o Open House oferece um passeio com audiodescrição, realizada pela Locus Acesso, adaptada a pessoas cegas ou com baixa visão. Alvalade é o território escolhido e o músico Tomás Wallenstein é o autor deste périplo. Passeio acessível aqui.

Conheça a capital portuguesa pelos ouvidos com o Open House Lisboa 2020 - Imagem 3 de 5
Passeio com Goncalo Byrne, Terraços do Carmo. Foto © Francisco Nogueira

Explorar a cidade com as crianças

O programa estende-se à família toda. O evento convida as crianças através das atividades do Open House Júnior. Um conjunto de diferentes desafios no formato de fichas impressas estão disponíveis para realizar de forma independente durante o percurso de exploração da cidade. Estas fichas estão orientadas para crianças com idades entre os 6 e 12 anos. Atividades infantis aqui.

Conheça a capital portuguesa pelos ouvidos com o Open House Lisboa 2020 - Imagem 4 de 5
Passeio com Rui Tavares, Museu Aljube. Foto © Fernando Guerra | FG+SG

No fim de semana de 26 e 27 de setembro, uma equipa de voluntários estará presente em pontos estratégicos de cada um dos oito percursos para informar, aconselhar e esclarecer todas as dúvidas. Para ter a cidade ao ouvido, leve consigo o celular, fones de ouvido, sapatos confortáveis e, claro, uma garrafa de água para se manter hidratado.

O Open House convida os participantes a compartilharem suas experiências através do Instagram em #openhouselisboa2020 e a acompanhar as novidades através das redes sociais em @trienaldelisboa. O Open House Lisboa é uma iniciativa co-produzida pela Trienal de Arquitectura de Lisboa e a EGEAC e integra a rede internacional do Open House Worldwide.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Conheça a capital portuguesa pelos ouvidos com o Open House Lisboa 2020" 16 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947824/conheca-a-capital-portuguesa-pelos-ouvidos-com-o-open-house-lisboa-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.