Casa da Arquitectura propõe colaboração institucional com entidades brasileiras

Após a doação do acervo completo de Paulo Mendes da Rocha à Casa da Arquitectura, em Portugal, houve uma grande discussão por parte dos brasileiros com um pesar em ver partir para Portugal a documentação física da obra intelectual e construída de Paulo Mendes da Rocha. Através de uma carta aberta divulgada hoje, o Diretor-Executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, propõe protocolos de colaboração institucional com entidades brasileiras.

O debate foi endossado principalmente após a publicação da carta aberta da FAUUSP, que retratava o reconhecimento nacional e internacional "pelo seu acervo e pela produção do conhecimento realizada a partir de pesquisas nele realizadas" e seu pesar pela decisão do arquiteto e ex-professor da faculdade em enviar todo o material para Portugal. No texto publicado hoje, Sampaio reconhece o trabalho realizado pela Universidade de São Paulo e propõe uma possível colaboração futura para promover o acesso ao referido acervo, entre outros, além de incentivar o intercâmbio entre as duas comunidades.

Leia abaixo a íntegra da carta:

"Nestes últimos anos, conheci muitas instituições de investigação e/ou de tratamento de arquivos de arquitetura no Brasil. Pude comprovar o empenho com as suas missões e compromissos com a sociedade, independentemente de serem públicas ou privadas. O resultado do seu trabalho seria seguramente mais amplo se as instituições tivessem mais financiamento e apoios, tal como todos gostaríamos.

O tratamento dos arquivos é um trabalho contínuo, moroso, muito dispendioso e, muitas vezes, incompreendido, o que torna difícil o seu financiamento em qualquer parte do mundo. Esta é uma realidade partilhada, também, pelas instituições portuguesas.

Apenas 35% do trabalho dos arquitetos chega a ser construído, pelo que se torna ainda mais premente garantir a preservação dos acervos como único registo de anos de trabalho dos profissionais. Sem a conservação dos acervos, todo este património não poderia ser estudado, partilhado e dado a conhecer ao público. Ficaria irremediavelmente perdido.

Neste contexto queria reconhecer e saudar a FAUUSP pelo empenhado trabalho realizado em prol do ensino e investigação no Brasil. A propósito da vinda do acervo do PMR (sic) para a Casa da Arquitectura, tive ontem a oportunidade de ligar com a sua diretora Ana Lanna, propondo que a Casa da Arquitectura e FAUUSP pudessem realizar colaboração através de protocolos de parceria institucional com vista promover o acesso ao referido acervo, entre outros, e incentivar o intercâmbio entre as duas comunidades.

Este convite é, naturalmente, extensível a todas as entidades brasileiras dedicadas à arquitetura e que pretendam desenvolver conhecimento e promover a excelência da arquitetura contemporânea.

Nuno Sampaio
Diretor-Executivo da Casa da Arquitectura

Matosinhos, setembro 2020"

Via Instagram

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Casa da Arquitectura propõe colaboração institucional com entidades brasileiras" 11 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947593/casa-da-arquitectura-propoe-colaboracao-institucional-com-entidades-brasileiras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.