Templo paramétrico em Koppur reinterpreta a arquitetura vernacular indiana

O estúdio de arquitetura e pesquisa rat[LAB] Studio, em parceria com o Shilpa Architects, projetou um templo em Koppur que reinterpreta a arquitetura vernacular indiana a partir da parametrização. Chamado de Templo Shirdi Sai Baba, o projeto se localiza nos arredores de Chennai e apresenta a geometria de um polígono de 11 lados, articulado como um volume tridimensional.

Templo paramétrico em Koppur reinterpreta a arquitetura vernacular indiana - Imagem 2 de 24Templo paramétrico em Koppur reinterpreta a arquitetura vernacular indiana - Imagem 3 de 24Templo paramétrico em Koppur reinterpreta a arquitetura vernacular indiana - Imagem 4 de 24Templo paramétrico em Koppur reinterpreta a arquitetura vernacular indiana - Imagem 5 de 24Templo paramétrico em Koppur reinterpreta a arquitetura vernacular indiana - Mais Imagens+ 19

Templo paramétrico em Koppur reinterpreta a arquitetura vernacular indiana - Imagem 2 de 24
Cortesia de rat[LAB] Studio, Sreekanth Damodaran

Buscando um equilíbrio entre a a geometria sagrada e a lógica da engenharia, o novo templo foi criado por meio de um processo algorítmico que usa restrições espaciais e estruturais como parâmetros. O hendecágono evoluiu para espaços tridimensionais, levando em consideração aspectos ambientais, como luz natural, ganho de calor solar e sombreamento.

Templo paramétrico em Koppur reinterpreta a arquitetura vernacular indiana - Imagem 7 de 24
Cortesia de rat[LAB] Studio, Sreekanth Damodaran
Templo paramétrico em Koppur reinterpreta a arquitetura vernacular indiana - Imagem 23 de 24
Cortesia de rat[LAB] Studio

No interior, o padrão de piso no salão principal segue uma ordem matemática a partir dos 11 vértices do hendecágono que se dobram para formar espaços intersticiais. O espaço é iluminado por um óculo – uma abertura zenital superior que difunde a luz natural. 

Templo paramétrico em Koppur reinterpreta a arquitetura vernacular indiana - Imagem 4 de 24
Cortesia de rat[LAB] Studio, Sreekanth Damodaran

O masterplan do qual o templo faz parte foi desenvolvido por Shilpa Architects. O edifício paramétrico deverá se concluído entre 2021 e 2022.

Via rat[LAB] Studio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Templo paramétrico em Koppur reinterpreta a arquitetura vernacular indiana" [India's New Parametric Temple to Reinterpret Vernacular Design in Koppur] 02 Set 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946776/templo-parametrico-em-koppur-reinterpreta-a-arquitetura-vernacular-indiana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.