Vila projetada segundo princípios de bioconstrução está sendo erguida em Camarões

Terra, palha e madeira são alguns dos elementos construtivos usados por uma comunidade rural na República dos Camarões. Além do baixo custo, o grande trunfo do projeto é respeitar a paisagem local – levantando casas harmoniosas com o entorno.

Chamada de Aldeia Warka, a vila é baseada na arquitetura vernacular. Isso significa que são aplicadas técnicas tradicionais de construção e materiais disponíveis localmente, como pedras, bambu e fibras naturais. 

Vila projetada segundo princípios de bioconstrução está sendo erguida em Camarões - Imagem 2 de 13Vila projetada segundo princípios de bioconstrução está sendo erguida em Camarões - Imagem 3 de 13Vila projetada segundo princípios de bioconstrução está sendo erguida em Camarões - Imagem 4 de 13Vila projetada segundo princípios de bioconstrução está sendo erguida em Camarões - Imagem 5 de 13Vila projetada segundo princípios de bioconstrução está sendo erguida em Camarões - Mais Imagens+ 8

Aproveitar os recursos do próprio ambiente em que a edificação é construída reduz desperdícios, gera menos impacto de transporte e menos ruído com o ambiente circundante. 

O projeto é conduzido pela organização WarkaWater, do arquiteto italiano Arturo Vittori, que ficou famosa ao desenvolver torres capazes de transformar vapor em água potável. O sistema foi pensado para regiões carentes.

Vila projetada segundo princípios de bioconstrução está sendo erguida em Camarões - Imagem 8 de 13
© WarkaWater, via CicloVivo

A vila será uma comunidade para os artesãos locais. O local abrigará sete casas de bioconstrução, inspiradas em habitações vernaculares – mas com padrão mais alto de higiene e conforto. Além de banheiros secos, que não necessitam de água ou energia, e ainda um jardim comestível modular, que fornecerá alimentos frescos para os moradores. 

Vila projetada segundo princípios de bioconstrução está sendo erguida em Camarões - Imagem 10 de 13
© WarkaWater, via CicloVivo

As torres de captação de água a partir do ar também não poderia faltar. Duas torres Warka serão instaladas e a capacidade dependerá das condições meteorológicas, porém o objetivo é distribuir entre 40 a 80 litros (10 a 20 galões) de água potável todos os dias.

Vila projetada segundo princípios de bioconstrução está sendo erguida em Camarões - Imagem 11 de 13
© WarkaWater, via CicloVivo

Esta não é uma nova invenção, mas um conhecimento antigo que perdemos. Olhando para trás, várias culturas têm adotado diferentes estratégias para coletar água do ar de forma sustentável,

afirmou o arquiteto Arturo Vittori em entrevista ao designboom. Ao que o projeto indica, a vila será uma espécie de experimentação de vários projetos ecológicos de seu escritório.

Vila projetada segundo princípios de bioconstrução está sendo erguida em Camarões - Imagem 9 de 13
© WarkaWater, via CicloVivo

Em construção há 18 meses, já há cerca de 30 pessoas morando no local. A previsão de conclusão é somente para 2022.

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marcia Sousa. "Vila projetada segundo princípios de bioconstrução está sendo erguida em Camarões" 26 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946356/vila-projetada-segundo-principios-de-bioconstrucao-esta-sendo-erguida-em-camaroes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.