Paris inaugura a maior fazenda urbana da Europa construída sobre uma cobertura

Paris inaugura a maior fazenda urbana da Europa construída sobre uma cobertura

As metrópoles verticalizaram nosso modo de viver, mas com criatividade vamos encontrando soluções e abrindo espaços. Já usamos as coberturas de prédios para festas, como área de lazer e, agora, é cada vez mais comum também o cultivo de plantas e alimentos. Em Paris, capital da França, acaba de ser inaugurada uma enorme fazenda urbana de 14 mil m² sobre a cobertura de um edifício. O plantio ainda não cobre toda esta área, mas quando isso acontecer ela poderá ser considerada a maior da Europa e, talvez, do mundo.

Fazenda urbana em Paris. Imagem de divulgaçãoFazenda urbana em Paris. Imagem de divulgaçãoFazenda urbana em Paris. Imagem de divulgaçãoFazenda urbana em Paris. Imagem de divulgação+ 7

Batizado de Nature Urbaine, o projeto é realizado no Paris Expo Porte de Versailles – o maior parque de exposições da França. No topo do prédio, serão produzidas mais de mil frutas e vegetais por dia, de cerca de 20 espécies diferentes. Haverá sempre alimentos sazonais e fresquinhos da horta. Vinte jardineiros serão responsáveis por cuidar do cultivo e, o melhor, sem usar agrotóxicos ou fertilizantes químicos.

Fazenda urbana em Paris. Imagem de divulgação
Fazenda urbana em Paris. Imagem de divulgação

A empresa Agripolis, responsável pela implantação, também gerenciará o espaço para diversos usos. Haverá, por exemplo, oficinas, passeios educacionais sobre agricultura urbana, área para eventos corporativos, entre outros serviços. 

Uma estufa foi criada para acomodar até 100 pessoas e outro espaço menor, de 43 m2, para grupos pequenos e ao ar livre. Com a pandemia, áreas internas certamente não serão o mais desejado neste momento, mas futuramente servirão para a realização de atividades.

Visualização da fazenda urbana em Paris. Imagem de divulgação
Visualização da fazenda urbana em Paris. Imagem de divulgação

Além disso, já funciona um bar e restaurante, chamado Le Perchoir, com terraço panorâmico, que absorve parte da produção. O restante será comercializado em mercados do bairro.

Método de cultivo

Duas técnicas de cultivo são adotadas nesta fazenda urbana: hidroponia e aeroponia. Em nenhuma se usa terra. 

A hidroponia consiste em usar uma mistura equilibrada de água com nutrientes para o desenvolvimento das plantas. Já o aeropônico é um método onde as raízes das plantas ficam suspensas e também não precisam de solo. Em alguns plantios, também é usado substrato de fibra de coco.

Fazenda urbana em Paris. Imagem de divulgação
Fazenda urbana em Paris. Imagem de divulgação

Em calhas são produzidos tomates, berinjela, pepino. Já em colunas verticais de PVC e bambu são produzidos morangos, vegetais folhosos e ervas diversas – cebolinha, salsa, manjericão, coentro, sálvia.

Apesar da França ser um país de muitos campos e fazendas, os moradores da capital, como de qualquer grande cidade, precisam se reconectar com a origem da comida que chega ao prato. Com base nisso, haverá ainda um projeto em que moradores – aspirantes ao plantio urbano – poderão alugar pequenos lotes para cultivar seus próprios alimentos. Neste caso, a área é separada e o plantio é realizado no solo, do modo convencional. Mas, os “inquilinos” terão passe livre para circular por toda a área e aprender novas técnicas.

Fazenda urbana em Paris. Imagem de divulgação
Fazenda urbana em Paris. Imagem de divulgação

“A Nature Urbaine é uma alavanca para uma Paris mais resiliente. Permite a criação de vínculos sociais, a reconexão dos parisienses com a natureza, a conscientização de uma alimentação melhor, o suprimento de produtos frescos e locais, o desenvolvimento da natureza na cidade, a biodiversidade, a criação de empregos verdes”, destaca Pascal Hardy, presidente do projeto.

Via CicloVivo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marcia Sousa. "Paris inaugura a maior fazenda urbana da Europa construída sobre uma cobertura" 22 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945858/paris-inaugura-a-maior-fazenda-urbana-da-europa-construida-sobre-uma-cobertura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.