De máquinas inteligentes a cidades do futuro: conheça 6 jovens escritórios europeus de arquitetura

A New Generations é uma plataforma dedicada a descobrir e promover o trabalho de arquitetos jovens e emergentes no cenário europeu, proporcionando um espaço de troca e aprendizado, voltado tanto aqueles que se dedicam a prática quanto a teoria na arquitetura. Desde a sua fundação em 2013, a New Generations trouxe à público mais de 300 escritórios promissores de arquitetura, apresentando um cenário diversificado de studios e ateliês dedicados às mais diferentes atividades culturais, promovendo festivais, exposições, chamadas abertas, entrevistas e oficinas.

A New Generations lançou recentemente uma nova plataforma na qual oferece um espaço único onde arquitetos de toda Europa podem se reunir para trocar idéias, e por que não, construir novas redes de trabalho colaborativo. Projetos de todo o tipo, oportunidades de emprego, idéias, notícias e perfis de escritórios serão publicados todos os dias na nova plataforma da NG. A seção ‘perfis’ é um convite àqueles indivíduos e coletivos que pretendem se juntar à esta rede de escritórios emergentes, proporcionando uma oportunidade única para que estes se engajem e fortaleçam a comunidade européia de jovens arquitetos.

Pensando nisso, o ArchDaily decidiu apoiar a causa da New Generations, publicando a cada duas semanas uma seleção dos principais perfis de escritórios emergentes de arquitetura da New Generations.

CAN | Londres, Reino Unido

Não espere que os projetos venham até você

De máquinas inteligentes a cidades do futuro: conheça 6 jovens escritórios europeus de arquitetura - Imagem 2 de 7
Lomax Studio, an artist studio for a sculptor and a printmaker / CAN. Image © Andy Stagg

O Critical Architecture Network, ou simplesmente CAN, é um jovem promissor escritório de Londres focado no desenvolvimento de todos os tipos de projeto de arquitetura que envolvam outras disciplinas como a cenografia, arte e engenharia. Sua abordagem está baseada em uma rigorosa análise prévia de contexto físico e cultural específico de cada projeto.

Lluís Alexandre Casanovas Blanco | Barcelona, Espanha; Nova Iorque, Estados Unidos
Prática como pesquisa

De máquinas inteligentes a cidades do futuro: conheça 6 jovens escritórios europeus de arquitetura - Imagem 3 de 7
Real Estate Boom House in Cardedeu, Barcelona / Lluís Alexandre Casanovas Blanco. Image © José Hevia

Lluís Alexandre Casanovas Blanco (Barcelona, 1985) é um jovem arquiteto, pesquisador e curador que transita entre o clima mediterrâneo da capital Catalã e a densa cidade de Nova Iorque. Em 2016, contando com o apoio da After Belonging Agency, Casanovas Blanco foi escolhido curador-chefe da Trienal de Arquitetura de Oslo. Atualmente, seu escritório se divide entre o desenvolvimento de projetos experimentais — fundamentalmente baseados em pesquisa — e comissões mais comerciais.

VINKLU | Bucareste, Romênia
Espectro de conhecimento

De máquinas inteligentes a cidades do futuro: conheça 6 jovens escritórios europeus de arquitetura - Imagem 4 de 7
© George Negrea

VINKLU não é apenas um escritório, mas um projeto colaborativo liderado por Ștefan Păvăluță. A ideia em torno desta iniciativa é incorporar, ou fusionar, diferentes processos criativos no desenvolvimento de seus projetos de arquitetura, design, interiores, projetos expositivos e de design industrial. Partindo de uma pequena cidade no norte da Romênia, Ștefan chegou a Bucareste em 2017 como o principal objetivo de difundir o seu modo de fazer arquitetura para além das fronteiras do país.

Pareid | Londres, Reino Unido
Em busca de fluidez

De máquinas inteligentes a cidades do futuro: conheça 6 jovens escritórios europeus de arquitetura - Imagem 5 de 7
DIOROMA(N)TIC, an immersive sensorial landscape. Image © Pareid

Deborah Lopez e Hadin Charbel são os dois nomes por trás do estúdio Pareid; um escritório interdisciplinar de design e arquitetura com sede em Londres, Reino Unido. Através de seus projetos, Lopez e Charbel exploram diferentes abordagens e contextos, procurando desenvolver projetos capazes de oferecer respostas aos principais desafios de nosso tempo, dando forma a uma arquitetura que transita entre o extremamente sensível e o altamente tecnológico.

Stefan Wülser Architektur | Zurique, Suíça
Um equilíbrio frágil

De máquinas inteligentes a cidades do futuro: conheça 6 jovens escritórios europeus de arquitetura - Imagem 6 de 7
Transformation Maisonette Flat Basel / Stefan Wülser Architektur. Image © Stefan Wülser Architektur

Operando desde o coração da capital suíça, o Stefan Wülser Architektur é um escritório de arquitetura dedicado ao desenvolvimento de novos processos de projeto e construção, questionando todas as regras, fórmulas e normas preconcebidas que possam limitar a arquitetura. Na prática, o estúdio prioriza projetos em contextos frágeis e cenários em transformação constante, produzindo uma arquitetura responsiva e pragmática que busca revelar a verdadeira essência das coisas.

MH.AP | Barcelona, Espanha
Definindo limites

De máquinas inteligentes a cidades do futuro: conheça 6 jovens escritórios europeus de arquitetura - Imagem 7 de 7
J.Prats, Jewelry & Workshop Reus / MH.AP. Image © Luis Diaz Diaz

Outrora um escritório itinerante, o MH.AP Studio, atualmente enraizado no centro de Barcelona, é um escritório fundado por dois colegas graduados na ETSAV, não muito distante da atual sede da empresa. Marina Huguet e Andrés Peñuela passaram anos circulando entre Suécia, França, Colômbia, Estados Unidos, Malásia e Indonésia até se firmarem definitivamente na mesma cidade onde tudo começou. Como o próprio percurso de seus fundadores, o MH.AP é um estúdio de arquitetura que incorpora uma visão abrangente do mundo para desenvolver projetos coerentes com seu contexto específico e muito precisos em seus detalhes, materiais, espaços e relações de escala.

Que tal ter o perfil do seu escritório publicado pela New Generations? Para saber mais visite newgenerationsweb.com e preencha o formulário de inscrição. O ArchDaily também convida a todos os arquitetos e escritórios de arquitetura a publicarem seus projetos em nossa plataforma, para isto basta inscrevê-los através do seguinte link.

Sobre este autor
Cita: New Generations. "De máquinas inteligentes a cidades do futuro: conheça 6 jovens escritórios europeus de arquitetura" [From Machine Sentience to Designing New Environments: 6 Young Practices in Europe] 12 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945163/de-maquinas-inteligentes-a-cidades-do-futuro-conheca-6-jovens-escritorios-europeus-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.