Dinâmica dos fluidos: piscinas icônicas ao redor do mundo

Os complexos aquáticos são definidos por atividades. Contendo espaços destinados a exercícios físicos e atividades de lazer, eles são projetados para acolher diferentes escalas de movimento. Em sua essência, eles se concentram em piscinas, estruturas que exploram ideias de luz e espaço ao longo de milênios, desde o "Grande Banho" do Paquistão, em Mohenjo-Daro e antigas estruturas gregas, até complexos de natação contemporâneos.

Dinâmica dos fluidos: piscinas icônicas ao redor do mundo - Mais Imagens+ 6

© Fernando Guerra | FG+SG

Além das famosas Piscinas de Leça, projetadas por Álvaro Siza, existem outros inúmeros complexos aquáticos monumentais e piscinas ao redor do mundo. Os exemplos a seguir mostram alguns desses projetos em diferentes escalas. Eles incluem programação diversificada, bem como conexões únicas com a paisagem circundante. Com instalações ao ar livre e internas, eles apresentam uma variedade de estruturas definidas e espaços livres que permitem aproveitar a vida aquática.

Piscina Théâtre d'eau / LOG Architectes

© Edouard Decam

O novo projeto da piscina pública de Fumel baseia-se na reorganização do local, em um esforço para restituir sua integridade e devolvê-lo ao seu uso ideal. Para isso, o espaço é tratado como um componente da paisagem natural. A entrada é orientada ao ângulo sudoeste, na borda superior do terreno, em relação direta com a via de acesso.

Reforma Piscina Tournesol / Urbane Kultur

© Jean Baptiste Dorner

As 183 piscinas "Tournesol" foram construídas na França na década de 1970 pelo arquiteto Bernard Schoeller. São objetos racionais, que oferecem qualidades espaciais surpreendentes, luz natural, conexão interno / externo de alta qualidade por meio de grandes portas de correr e certa elegância no projeto estrutural. Urbane Kultur concluiu a reforma de uma dessas estruturas em Lingolsheim, França.

Centro de Recreação Habitat / DFJ Architects

© Christopher Frederick Jones

A cobertura translúcida suspensa convida os visitantes a explorar o ambiente sob suas asas esculturais. Fornecido gratuitamente para moradores, oferece oportunidades diárias para relaxar, conhecer vizinhos e estabelecer comunidades. Ele possui uma área gramada, piscina de 25 metros, piscina infantil, chuveiros, vestiários, churrasqueiras, mesas de pingue-pongue, bicicletários com trava e um jardim.

Piscina Escola Freemen / Hawkins\Brown

© Jack Hobhouse

O projeto feito pelos arquitetos Hawkins\Brown oferece uma piscina para competições com 25 metros e seis raias, com vestiários e um espaço polivalente para ensino e eventos. A nova piscina usa métodos de construção em madeira e de fabricação externa para criar uma edificação sustentável que se acomoda suavemente dentro de seu contexto.

Complexo Aquático Allmendli / Illiz Architektur

© Hertha Hurnaus

O desafio proposto em Erlenbach era acomodar todas as áreas da piscina na construção subterrânea existente. A equipe da Pöyry Schweiz AG e da illiz architektur sugeriu uma abordagem alternativa: em vez de escavar sob o antigo espaço para acomodar o enorme volume da piscina, a piscina seria simplesmente suspensa acima do volume existente no subsolo.

Complexo Aquático Regent Park / MacLennan Jaunkalns Miller Architects

© Shai Gil

O projeto de revitalização de 12 anos do Regent Park começou em 2005 para reconstruir o espaço de 69 acres tornando-o uma comunidade vibrante e diversificada. O Regent Park, concluído em 2012, é a principal comodidade cívica centralizada no lado leste do novo empreendimento do parque central como o coração da revitalização.

Thames Lido / Marshall and Kendon Architects

© Jon Reid – Arch.Photos

O Thames Lido, antigo King's Meadow Baths, foi construído em 1902 como uma piscina exclusiva para mulheres ao lado do Tamisa em King's Meadow. Na reforma, a equipe inseriu uma dúzia de novos ambientes do spa, criou um novo restaurante e adicionou uma nova "ala oeste" contendo cozinhas e um salão de eventos. Desde o início, o objetivo era manter o máximo possível da edificação original.

Paracelsus Bad & Kurhaus Swimming Facilities / Berger+Parkkinen Associated Architects

© Christian Richters

O novo banheiro público destaca os marcos e as montanhas de Salzburgo e representa um projeto arquitetônico visionário no centro histórico da cidade. Em termos de design urbano, o novo "Paracelsus Bad & Kurhaus" representa a junção entre as estruturas da Auerspergstraße, no final do século XIX, o empreendimento aberto ao longo da Schwarzstraße e a paisagem do Kurgarten e do Mirabellgarten.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Dinâmica dos fluidos: piscinas icônicas ao redor do mundo" [Fluid Dynamics: Iconic Swimming Pools Around the World] 05 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944914/dinamica-dos-fluidos-piscinas-iconicas-ao-redor-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.