"A Cidade e a Sujeição Racial", um seminário da FAUUSP

A forma como você vive a cidade, a infraestrutura urbana oferecida pelas áreas que você frequenta e até mesmo as oportunidades de trabalho que te surgem, de certa forma, envolvem a cor da sua pele. Estes temas se desdobram em diversas camadas para discutir a segregação racial existente no entorno urbano no seminário “A Cidade e a Sujeição Racial”, organizado pelo Laboratório de Estudos de Raça e Espaço Urbano - Labraça - da FAUUSP em 2018.

No evento ocorreram duas mesas de discussão: "Legibilidade, invisibilidade e apagamento" e "Habitação e Raça", que estão disponíveis no canal do Youtube da FAUUSP. Trazemos ambas para o ArchDaily para ampliar o alcance destas questões fundamentais que ajudam a compreender como a raça atravessa o ambiente construído.

Mesa 1: Legibilidade, invisibilidade e apagamento

Mediadora: Ana Lúcia Lanna
Comentadora: Ana Cláudia Castro

1. Louise Lenate – A questão racial e a formação da cidade: um mapeamento da presença negra em São Paulo a partir das páginas do jornal “O Clarim da Alvorada” (1924-1945);  
2. Renata Monteiro Siqueira – Largo da Banana: um estudo do urbanismo paulistano sob uma perspectiva racializada; 
3. Benno Alves – Construindo o homem paranaense: o monumento do centenário do Paraná e as tensões regionais e raciais do Brasil do pós-guerra.

Mesa 2: Habitação e Raça

Mediadora: Mônica Junqueira
Comentador: Luiz Augusto Maia Costa

1. Danilo França – Descrevendo segregação racial no contexto brasileiro: uma proposta de pesquisa e interpretação a partir de dados da Região Metropolitana de São Paulo
2. Ana Cláudia Barone – Negra ou pobre; migrante ou despejada? Carolina de Jesus e o enigma das classificações (1937-1977)

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. ""A Cidade e a Sujeição Racial", um seminário da FAUUSP " 31 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944884/a-cidade-e-a-sujeicao-racial-um-seminario-da-fauusp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.