SOLIDARIEDAUD: Apoie estudantes de arquitetura do Ceará

Divulgação da campanha SOLIDARIEDAUD

Com o objetivo de comprar computadores para discentes em vulnerabilidade econômica do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará que, face à pandemia, encontram-se impossibilitados de assistir aulas e palestras, realizar projetos e reuniões, trabalhar em seus grupos de pesquisa, assim como de acessar toda a gama de informações que a informática e a internet facilitam hoje, professores e artistas se reuniram em torno de um projeto comum: SOLIDARIEDAUD.

Trata-se de um financiamento coletivo que pretende arrecadar fundos para ajudar seus alunos. Segundo uma pesquisa interna do departamento, 52% das famílias ganham até 3 salários mínimos, portanto, realizar a compra destes computadores significa uma real diferença na formação e educação de todos os estudantes que não conseguem acessar facilmente tais tecnologias. Clique aqui para colaborar e saiba mais, a seguir.

Uma das recompensas da campanha SOLIDARIEDAUD: pintura digital de Fabrício Porto

"Entendemos equidade digital como um elemento de fortalecimento da cidadania.
TODOS JUNTOS, NINGUÉM PARA TRÁS. Precisamos garantir a mesma qualidade de acesso à educação".

QUEM FAZ / RECOMPENSAS

O projeto é uma iniciativa das coordenações dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design e pretende reunir fundos a partir da distribuição de diversas recompensas, de quatro tipos:

  • livros de arte e arquitetura, doados por professores do projeto;
  • obras de arte originais, doadas ao projeto por artistas arquitetos;
  • reproduções em risografias A3 numeradas de parte desse acervo;
  • reproduções em risografias A2 numeradas de parte desse acervo.

A maioria absoluta das obras fez parte da exposição Intersecção: Arte, Arquitetura, UFC, curada por Andréa Dall'Olio no Museu de Arte da UFC (MAUC) em 2020.

Uma das recompensas da campanha SOLIDARIEDAUD: Livro I Fórum Jovens Arquitetos Latino-americanos

AS RISOGRAFIAS

Riso é uma máquina duplicadora que tem características específicas de impressão, o que torna cada impresso um objeto único, trazendo uma qualidade mais artesanal ao resultado final. Se trata de uma máquina ecológica, pois trabalha a frio, economizando energia, utiliza masters (placas de impressão) em alumínio reciclável, e suas tintas tem composição predominante de óleo de soja. Tem sido usada por muitos artistas e designers pelos efeitos inesperados de cor e sobreposição, e por aceitar e valorizar pequenos defeitos e manchas que ocorrem no seu processo.

Uma das recompensas da campanha SOLIDARIEDAUD: risografia de Andréa Dall´Ólio

OS DOADORES

Artistas e obras:
Aléxia Brasil, Andréa Dall'Olio, Antônio Carlos Campelo Costa, Antônio Carvalho Neto, Áureo Castelo Branco, Fabrício Porto, João Jorge, José Renato Nogueira, Lauro Sérgio, Marcílio Lopes, Marcos Bandeira, Napoleão Ferreira, Nícia Bormann, Pedro Boaventura, Pedro Eymar, Ricardo Bezerra, Rodrigo Costa Lima, Roberto Vieira, Rian Fontenele, Stênio Burgos, Tereza Mello e Totonho Laprovitera.

Professores e livros:
Bruno Melo Braga, Tania Vasconcelos, Campelo Costa e Família Nearco Araújo.

Uma das recompensas da campanha SOLIDARIEDAUD: risografia de Roberto Vieira

Para mais informações e colaborar com o projeto, acesse a página do financiamento coletivo do projeto.

O projeto conta com apoios de: Associação Técnico-Científica Eng.° Paulo de Frontin (ASTEF) e  Museu de Arte da UFC (MAUC).

Uma das recompensas da campanha SOLIDARIEDAUD: risografia de Nícia Bormann
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "SOLIDARIEDAUD: Apoie estudantes de arquitetura do Ceará" 29 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944633/solidariedaud-apoie-estudantes-de-arquitetura-do-ceara> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.