IAB São Paulo disponibiliza acervo completo do Jornal Arquiteto

O Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento São Paulo disponibilizou online as 74 edições do Jornal Arquiteto, publicação relevante do campo da arquitetura e urbanismo editada pelo próprio IABsp em parceria com o Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo (SASP) entre os anos 1972 e 1980. O jornal teve tirangens em todo o país e tinha como objetivo ser um “porta-voz de todos arquitetos”.

IAB São Paulo disponibiliza acervo completo do Jornal Arquiteto - Mais Imagens+ 8

A publicação veio na esteira de outros relevantes periódicos de nosso campo disciplinar, como as revistas Acrópole e Habitat, que no início da década de 70 já haviam encerrado suas atividades. Ao longo dos anos, o Jornal Arquiteto contou com uma equipe editorial composta por importantes nomes da arquitetura brasileira, como Fábio Penteado, Vicente Wissenbach, Sérgio Teperman, Ana Maria Dente, Christina de Castro Mello, Helene Afanasieff, Maria Helena Flynn, Haron Cohen, Teru Tamaki, projeto gráfico de Vivaldo Tsukumo e ilustrações de Francisco Caruso, entre muitas outras colaboradoras e colaboradores.

A disponibilização do acervo do Jornal Arquiteto faz parte das recentes ações de valorização, disseminação e difusão do acervo institucional e documental do IABsp com o intuito de auxiliar pesquisadores, estudantes, docentes e interessados no campo da cultura arquitetônica e urbanística. Recentemente, foram disponibilizadas todas as edições dos Boletins do IAB, a documentação completa do Edifício IAB, além da realização do Seminário de Acervos de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com o Itaú Cultural.

Entre suas próximas ações, o Instituto pretende disponibilizar online as documentações, cartazes, catálogos e editais de todas as edições das Bienais Internacionais de Arquitetura de São Paulo (realizadas desde 1973), das Premiações IABsp (realizadas desde 1967) e dos Congressos Brasileiros de Arquitetura.

No dia 16 de julho, às 19h, o IABsp realizará uma live para tratar do Jornal Arquiteto e a divulgação de seu acervo, com Vicente Wissenbach (editor do Jornal Arquiteto), Taiana Car Vidotto (professora FACENS e pesquisadora UNICAMP) e Rafael Mielnik (Diretoria IABsp). A live será transmitida pelo Youtube e Facebook do IABsp.

Acesse, a seguir, algumas das edições do Jornal do Arquiteto.

Jornal Arquiteto nº. 01

Cortesia de IABsp e SASP

Jornal Arquiteto nº. 04

Cortesia de IABsp e SASP

Jornal Arquiteto nº. 08

Cortesia de IABsp e SASP

Jornal Arquiteto nº. 18

Cortesia de IABsp e SASP

Jornal Arquiteto nº. 20

Cortesia de IABsp e SASP

Jornal Arquiteto nº. 25

Cortesia de IABsp e SASP

Jornal Arquiteto nº. 36

Cortesia de IABsp e SASP

Jornal Arquiteto nº. 41

Cortesia de IABsp e SASP

Jornal Arquiteto nº. 42

Cortesia de IABsp e SASP

Jornal Arquiteto nº. 46

Cortesia de IABsp e SASP

Jornal Arquiteto nº. 55

Cortesia de IABsp e SASP

Jornal Arquiteto nº. 59

Cortesia de IABsp e SASP

Para conferir o acervo completo do Jornal Arquiteto, clique aqui.

Via IABsp.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "IAB São Paulo disponibiliza acervo completo do Jornal Arquiteto" 11 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943500/iab-sao-paulo-disponibiliza-acervo-completo-do-jornal-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.