Mercado de peixes projetado pela 3XN em Sydney recebe alvará de construção

O projeto do maior mercado de peixes do hemisfério sul, projetado pela 3XN, acaba de ser aprovado pelas autoridades de Nova Gales do Sul, liberando o alvará de construção, a qual deverá ser iniciada dentro das próximas semanas. Inserido no projeto de revitalização da Baía de Blackwattle, o novo mercado de peixes de Sidney é uma estrutura de mais de 65.000 m2, um edifício que deverá atrair milhares de pessoas todos os dias, transformando-se em um novo ponto de referência da maior cidade da Austrália.

Mercado de peixes projetado pela 3XN em Sydney recebe alvará de construção - Mais Imagens+ 4

Cortesia de MIR

Aprovado através do novo Programa de Aceleração de Desenvolvimento Urbano de Nova Gales do Sul, que estabelece um processo de avaliação e aprovação de projetos em grande escala de forma rápida e eficiente, introduzido como medida de incentivo ao desenvolvimento urbano pós crise de COVID-19, espera-se que o novo mercado de peixes de Sidney seja concluído e aberto ao público em 2024. Projetado pela 3XN em colaboração com a equipe de arquitetura local BVN, a GXN Innovation e os paisagistas da Aspect Studios, o projeto do novo mercado pretende trazer vida nova à baía de Sidney, estabelecendo novas conexões entre o centro da cidade e a famosa Baía de Blackwattle.

© 3XN

Quando for concluído, este edifício servirá a uma enorme variedade de funções: um novíssimo e amplo mercado de peixe, um espaço público atrativo e acessível, um conector urbano e um novo ícone para o já famoso porto da cidade de Sidney. -- Kim Herforth Nielsen, Sócio fundador e diretor criativo da 3XN.

Cortesia de MIR

Conformado por uma série de espaços flexíveis e programas públicos e privados, o projeto desenvolvido pela 3XNfoi inspirado nos mais tradicionais mercados de peixe do mundo, uma tipologia que se repete em diversos países e culturas diferentes,” integrando uma maior acessibilidade e operacionalidade da atual estrutura do mercado. Reforçando o caráter turístico do porte de Sidney, o mercado de peixe também será um importante elemento para a vida da comunidade local, “preservando a intimidade e a flexibilidade do histórico mercado de peixe da cidade, situando as barraquinhas sob uma única cobertura monumental que dará uma nova cara para a Baía de Blackwattle.” Acredita-se que, depois de inaugurado, o mercado atrairá um público cada vez maior e mais diversificado, passando de três milhões para seis milhões de visitantes anuais até 2030.

Para nós da 3XN, este projeto vai muito além de um simples mercado de peixes; ele é antes de mais nada, um grande espaço público e cultural que acolhe e qualifica os espaços do histórico mercado público de Sidney, reconectando parte do centro da cidade à orla da Baía de Blackwattle. Nosso principal objetivo foi maximizar o potencial deste espaço às margens da baía de Sidney, ampliando o acesso e promovendo seu uso e apropriação este espaço tanto por parte da comunidade local quando pelos milhões de turistas que visitam a cidade todos os anos. -- Audun Opdal, Sócio responsável da 3XN em Copenhague.

© 3XN

A solução estrutural proposta pelos arquitetos da 3XN permite uma ampla visibilidade em todas as direções, acolhendo as funções tradicionalmente associadas aos mercados de peixe ao mesmo tempo que facilita a circulação e o senso de orientação dos visitantes. Em frente ao edifício, uma grande escadaria assume a forma de um pequeno anfiteatro, proporcionando um espaço agradável onde os visitantes podem relaxar e apreciar as vistas para a baía de Sidney. Com uma silhueta que simula o suave movimento das ondas na superfície da água, o espaço público do mercado flui naturalmente em direção ao calçadão que conecta a orla ao interior do bairro, uma área de acesso exclusivo de pedestres que se estende até o Distrito Empresarial Central e além.

O espaço de mercado ou feira livre, tradicionalmente representa o centro da vida social de uma cidade; geralmente composto por bancas e estruturas efêmeras, estes espaços costumam ocupar praças e parques centrais facilmente acessíveis para a maior parte da população. Preservar a autenticidade deste ambiente foi um dos maiores objetivos deste projeto, um novo edifício que está pensado para trazer novos ares para a baía de Sidney, sem no entanto, negligenciar a sua história e seu passado. Por isso, para o desenvolvimento deste projeto procuramos manter a escala e a atmosfera vibrante do antigo mercado de peixe de Sidney. -- Fred Holt, Sócio responsável da 3XN em Sidney.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Mercado de peixes projetado pela 3XN em Sydney recebe alvará de construção" [Final Approval Granted for 3XN's Sydney Fish Market ] 29 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942243/mercado-de-peixes-projetado-pela-3xn-em-sydney-recebe-alvara-de-construcao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.