Edifício Functional Shell / Martins Architecture Office

Edifício Functional Shell / Martins Architecture Office - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoEdifício Functional Shell / Martins Architecture Office - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, CorrimãoEdifício Functional Shell / Martins Architecture Office - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, PiaEdifício Functional Shell / Martins Architecture Office - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoEdifício Functional Shell / Martins Architecture Office - Mais Imagens+ 23

  • Equipe De Projeto: José Martins, Marta Machado, Marina Carbia, Barbora Babocká, Hugo Santoalha
  • Cidade: Braga
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Functional Shell / Martins Architecture Office - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Tijolo, Fachada
© NUDO

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício apresentava-se com graves problemas à medida que avançávamos cada piso e que íamos descobrindo cada espaço. Investigado o seu contexto histórico percebemos que o edifício havia sido bastante alterado nas últimas duas décadas. Não havia nenhuma ordem nem critérios tipológicos ou estruturais que justificasse as intervenções e as suas adaptações.

Edifício Functional Shell / Martins Architecture Office - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© NUDO

Uma parte do edifício estava estruturado com betão armado, outra parte com a estrutura original de madeira em mau estado de conservação; cada piso tinha internamente um diferente número de escadas que vencia as alturas criadas pela intervenção de betão sobre a de madeira; no logradouro havia uma extensão construída agarrada à muralha medieval da cidade cobrindo o jardim do r/c que se transformara em depósito de lixo; a ligação dos pisos à caixa de escada principal era deficitária criando degraus com diferentes alturas; também janelas e portas sobre paredes de tijolo devido a adaptações de edifícios contíguos.

Edifício Functional Shell / Martins Architecture Office - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela
© NUDO

A proposta precisava fixar áreas específicas da estrutura e reprogramar o principal acesso vertical que permitia a cada piso ter uma conexão interior privada e que permitisse corrigir as alturas de ligação entre o acesso vertical e as habitações. Libertando as frentes de luz, definindo as áreas sociais e privadas, o projeto fixou uma bateria de funções (instalações sanitárias, lavandarias, armários, áreas técnicas, a escada principal) na área de sombra, devido à grande extensão do lote.

Edifício Functional Shell / Martins Architecture Office - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© NUDO
Edifício Functional Shell / Martins Architecture Office - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira
Edifício Functional Shell / Martins Architecture Office - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© NUDO

Procuramos um atributo para definir essa presença, uma casca de madeira que integrasse estes espaços sem distinguir funções e que dissimulassem uma ideia de entrada principal para evitar espaços adicionais como um hall. Dobramos essa materialidade para a caixa de escadas, e em determinado momento, após a definição do hall principal no r/c, essa atmosfera já definia uma certa ideia de casa.

Edifício Functional Shell / Martins Architecture Office - Fotografia de Interiores
© NUDO
Plantas
Corte
Edifício Functional Shell / Martins Architecture Office - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Madeira
© NUDO

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Braga, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Functional Shell / Martins Architecture Office" 24 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942242/edificio-functional-shell-martins-architecture-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.