Igreja do Centro Administrativo da Bahia projetada por Lelé, pelas lentes de Guilherme Pucci

O fotógrafo de arquitetura Guilherme Pucci compartilhou conosco uma série de imagens da Igreja Ascensão do Senhor no Centro Administrativo da Bahia, projetada por João Filgueiras Lima, o Lelé. Concluído em 1975, este clássico da arquitetura brasileira revela a sensibilidade de Lelé ao projetar, seja pela escolha do local onde se implantou a edificação, integrando-se à topografia, pela qualidade dos materiais empregados – concreto, vidro, madeira e pedra –, ou, ainda, pela tensão criada por sombra e luz no interior da igreja.

Igreja do Centro Administrativo da Bahia projetada por Lelé, pelas lentes de Guilherme Pucci - Mais Imagens+ 18

"A cobertura da nave ergue-se no topo da colina e constitue o único elemento construido que marca vigorosamente a paisagem. E formada por pétalas de estrutura independente que se apoiam cada uma em pilar único situado no ponto em que as tensões de trabalho da peça se distribuem de forma mais homogênea. As pétalas estão dispostas segundo um helicoide ascendente. Cada pétala se eleva em relação à anterior 50 cm com uma superposição de 1 m. No vão de 15 cm que resulta entre elas são fixados vidros do tipo “solar bronze”. Dessa forma, iluminação tangencial dourada incide internamente na superfície do concreto tornando a cobertura mais leve e mais rica." - Lelé

Veja, a seguir, a série de fotografias de Guilherme Pucci. E para conhecer mais detalhes desta obra-prima de Lelé, clique aqui.

© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci
© Guilherme Pucci

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Igreja do Centro Administrativo da Bahia projetada por Lelé, pelas lentes de Guilherme Pucci" 24 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942189/igreja-do-centro-administrativo-da-bahia-projetada-por-lele-pelas-lentes-de-guilherme-pucci> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.