Aquários contemporâneos, uma experiência mística da vida marinha

Aquários contemporâneos, uma experiência mística da vida marinha

Aquários são construções com um programa bastante específico que têm como objetivo oferecer aos visitantes uma experiência quase mística: observar de perto a vida marinha. Com uma programação diversificada, muitas vezes incluem instalações para reabilitação e conservação, bem como espaços educacionais para apoiar o aprendizado e a descoberta. Hoje, os aquários modernos oferecem vislumbres da vida aquática tanto acima quanto abaixo da água.

Aquários contemporâneos, uma experiência mística da vida marinha - Mais Imagens+ 4

Cortesia de Adam Mørk

O ofício de um aquarista data milênios e foi desenvolvido ao longo do tempo para incorporar um equilíbrio entre animais, oxigênio e vida vegetal. Os aquários contemporâneos são construídos com estratégias organizacionais intencionais que controlam as vistas e a circulação por meio de várias exposições. Com cuidadosa atenção à iluminação e manutenção, são desenvolvidos como criações particulares e comerciais que equilibram sistemas de filtração e condicionamento. Celebrando um mundo azul, os seguintes aquários usam a arquitetura para enquadrar a experiência e fomentar novas maneiras de aprender.

The Blue Planet / 3XN

Cortesia de Adam Mørk

Inspirado pela forma da água em movimento interminável, o novo Aquário Nacional da Dinamarca, The Blue Planet, tem a forma de um grande redemoinho onde o próprio prédio conta a história do que está sendo exposto no seu interior. O conceito de redemoinho tem origem numa narrativa sobre a água e, como imagem, é ao mesmo tempo abstrato e figurativo. O projeto desperta a atenção com suas lâminas em movimento espiral mudando drasticamente de acordo com o ângulo de visão, distância e condições de luz do dia.

Aquatis Aquarium / Richter Dahl Rocha & Associés

© Fernando Guerra

Projetado pelo escritório Richter Dahl Rocha & Associés, o Complexo Aquatis faz parte do Biopôle, um parque centrado nas ciências naturais e em rápido desenvolvimento na região norte de Lausanne. O estacionamento de 1200 lugares forma a base estrutural do projeto. Sua forma incomum acompanha a área construída e os contornos do terreno, oferecendo amplas vistas para o lado sul, nos seus três níveis. 

Museu do Rio e Aquário de Água Doce de Karlovac / 3LHD

© Jure Živković

O aquário de água doce de Karlovac está localizado junto ao rio Korana. O volume do edifício é parcialmente escavado no solo e coberto com aterros de terra e vegetação de suas bordas externas. O conceito de projeto foi inspirado no centro histórico da cidade "Karlovac star", cercado por "Šanci" - muros e montes defensivos de terra. O objetivo era criar um novo ponto focal na cidade e validar o calçadão junto ao rio.

Antalya Aquarium / Bahadir Kul Architects

© Ket Kolektif

As principais decisões do projeto foram determinadas pela intenção de fazer desaparecer sua silhueta e criar harmonia com a topografia existente. O recuo no térreo cria uma área pública sombreada para proteger do sol e aproveitar o vento. Esta área pública sombreada é o ponto de aproximação, reunião e difusão do projeto do aquário. O envoltório desta área determina os equipamentos de informação e alimentação, anfiteatro e bilheteria com suas curvas e ondas.

Mora River Aquarium / PROMONTORIO

Cortesia de Promontorio

Este aquário está localizado em Mora, um pequeno município da região norte de Alenjeto. Dada a necessidade de transferir o desenvolvimento regional da dependência de uma economia agrícola, cada vez mais fraca, para o mercado do turismo ambiental e do lazer, o município lançou um concurso de projeto para um aquário que deveria de alguma forma incorporar os paradigmas da biodiversidade do rio ibérico.

Museu de Ciências Phillip and Patricia Frost / Grimshaw Architects

© Chad Baumer

O Museu de Ciências Phillip e Patricia Frost, em Miami, Flórida, reúne um aquário, um planetário e um museu de ciências em um campus no Museum Park, centro de Miami. O projeto foi feito para aproveitar o sol abundante da cidade, as brisas oceânicas da Baía de Biscayne e as vistas para um horizonte em crescimento no centro da cidade.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Aquários contemporâneos, uma experiência mística da vida marinha" [Building Wonder: Global Aquariums Capture a Blue World] 22 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941923/aquarios-contemporaneos-uma-experiencia-mistica-da-vida-marinha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.