3XN projeta novo Centro de Inovação em Saúde e Ciências da Vida em Estocolmo

A 3XN foi o grande premiado no concurso para projetar o Centro de Inovação em Saúde e Ciências da Vida. O "Forskaren", como foi nomeado pelos seus idealizadores, oferecerá escritórios, restaurantes, cafés e uma área de exposições em um edifício com mais de 24.000 m² projetado com os mais altos padrões de sustentabilidade em mente, buscando a certificação LEED Platinum.

Localizado entre o Hospital Universitário Karolinska e o antigo hospital da cidade de Estocolmo, o novo Centro fará parte do distrito de Hagastaden e desempenhará um papel importante no desenvolvimento de pesquisas de classe mundial em saúde, ciências da vida e tratamentos, atraindo novos talentos com oportunidades para diferentes empresas de diferentes escalas da área da saúde.

Cortesia de 3XN

O conceito do projeto visa um edifício aberto, leve e acolhedor, com materiais naturais, tanto no exterior como no interior. A forma circular é destacada pela fachada dinâmica, feita de ripas de madeira implantadas ritmicamente, enquanto a entrada de vidro permite uma espiada no interior pelos passantes, enfatizando a abertura e a transparência. A parte central do átrio interior é uma escada em espiral, que dá acesso a cada andar, os quais disponibilizam espaços para serem alugados. 

"O Forskaren é um projeto muito ambicioso", diz Jan Ammundsen, sócio sênior responsável pelo 3XN. "O edifício servirá como um marco na cidade, devido a sua localização central, e interagirá com a cidade, criando novos ambientes de colaboração. Além disso, a sustentabilidade está a frente do projeto: o edifício terá iluminação natural, espaços de estar e ambientes verdes para quem trabalha no interior.”

Cortesia de 3XN

Com o objetivo de atingir os mais altos padrões de projeto sustentável, a Forskaren usa efetivamente a energia solar, conectando os painéis solares no telhado a sistemas construtivos como ventilação, aquecimento e refrigeração. A água da chuva é coletada e filtrada para ser usada na manutenção e cuidado das plantas e também para lavar os banheiros, enquanto a temperatura durante o verão é controlada pela terra - o solo sob o edifício armazena energia térmica, enquanto a água em circulação é resfriada por uma bomba de calor, proporcionando ao edifício um ambiente interno adequado climaticamente.

Via 3XN.

Sobre este autor
Cita: Erman, Maria. "3XN projeta novo Centro de Inovação em Saúde e Ciências da Vida em Estocolmo " [3XN to Design Forskaren, a New Health and Life Science Innovation Center in Stockholm] 15 Mai 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939350/3xn-projeta-novo-centro-de-inovacao-em-saude-e-ciencias-da-vida-em-estocolmo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.