Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais

Funcionalidade, boa ventilação, iluminação confortável e acesso a vistas externas são algumas das importantes características necessárias para o conforto humano em um espaço habitado ou ocupado. No entanto, esses elementos estão se tornando cada vez mais difíceis com habitações e construções urbanas menores. Arquitetos e indivíduos, portanto, recorrem a soluções de design para criar configurações mais agradáveis e personalizadas.

Uma solução para abrir e ampliar espaços é reduzir a quantidade de divisórias ou paredes sólidas e substituí-las por meios alternativos de separação espacial.

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 2 de 17Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 3 de 17Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 4 de 17Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 5 de 17Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Mais Imagens+ 12

Se aplicada adequadamente, essa etapa fácil e acessível otimizaria o fluxo de ar e a propagação da luz natural em qualquer ambiente, economizando um pouco de espaço em apartamentos ou casas de pequeno porte. Ela cria também um dinamismo visual e movimento à medida que enquadra e destaca funções diferentes, dentro de uma mesma área. De fato, existem diversas interpretações possíveis de segmentação de espaço, não sólidas, como visto nos projetos abaixo.

1 - Tratamentos nas paredes

Um primeiro passo para substituir divisões completas é ter grandes aberturas ou recortes dentro das paredes não estruturais existentes. É uma boa maneira de garantir continuidade visual e enquadramento ao mesmo tempo. Essa mudança também pode destacar certas áreas que você gostaria de acentuar no projeto.

Team Living House / Masatoshi Hirai Architects Atelier

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 11 de 17
© Takumi Ota

Kolmio+LIM / Yusuke Seki

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 16 de 17
© Takumi Ota

2 -  Níveis

Uma segunda solução seria diversificar os níveis e alturas do teto ou do solo. De fato, funções diferentes podem exigir dimensões verticais distintas, mais adequadas a elas em termos de absorção ou sensação sonora. A mudança nos níveis pode ser realizada para cima ou para baixo.

Teto rebaixado - Nesse caso, um teto falso, um sistema de grade suspensa ou painéis suspensos também pode ser configurado como um marcador para diferentes áreas. Eles também podem ser úteis alojando máquinas mecânicas ou elétricas (HVAC, iluminação embutida...).

Blue and Glue / HAO Design

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 17 de 17
© Hey! Cheese

Pillar Form - Beam Form / PERSIMMON HILLS Architects

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 9 de 17
© Kenta Hasegawa

Piso elevado - A mudança de nível também pode ser feita de baixo para cima, criando uma separação muito clara entre dois espaços funcionais. Isso é comum e, em alguns países, é uma prática tradicional de construção que permite muitas integrações, como aquecimento sob os ladrilhos, área de armazenamento abaixo ou apenas fornecer uma altura mais baixa do teto, com melhor acústica.

Els Terrats / LoCa Studio

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 13 de 17
© Pol Viladoms

3 - Transição material

Uma forma adicional de destacar os diversos níveis ou simplesmente alternar áreas sem divisórias é através da mudança de material. Uma camada de revestimento ou materiais contrastantes em zonas adjacentes constituiria uma maneira prática e criativa de diferenciar espaços. É certamente um elemento decorativo que adiciona dinamismo e movimento ao projeto.

Apartamento Umami / Semerene Arquitetura Interior

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 8 de 17
© Haruo Mikami

The Rabbithole Apartment / Havkin Architects

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 12 de 17
© Shai Epstein

Apartmentos em Senri / nmstudio architects + Nozoe Shimpei Architects

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 15 de 17
© Forward Stroke / Koji Okumura

"Este projeto permite que o residente modifique livremente o espaço através de "Shima". Eles podem colocar livremente coisas que amam e descobrir seu próprio modo de usar o "Shima". Essas pequenas unidades habitacionais gradualmente se transformam em cenários confortáveis, cheios de “singularidade dos moradores”."

Apartamento Shibuya 201 / Hiroyuki Ogawa Architects

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 14 de 17
© Kaku Ohtaki

Apartamento Tehran / Rooydaad Architects

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 4 de 17
© Arash Ashornia

4 - Setorização com cores

As áreas de delineamento podem ser feitas de maneira semelhante com a simples aplicação de cores diferentes e contrastantes (incluindo alguns materiais). É uma solução extremamente interessante, se usada de maneira inteligente e moderada, além de ser reversível, se necessário.

Townhouse / Les Ateliers Tristan & Sagitta

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 3 de 17
© Giaime Meloni

Vivid Color / Waterfrom design

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 5 de 17
© Kuomin Lee

Apartamento em Korydallos / Plaini and Karahalios Architects

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 6 de 17
© Nikos Papageorgiou

"O arranjo do apartamento foi reformado. O esquema tornou-se uma sequência de espaços interligados entre si, uma viagem através dos subespaços. Todo subespaço é um limite para as áreas adjacentes. O uso de cores e materiais diferentes em todas as superfícies delineiam os limites distintos."

5 - Peças de mobiliário

A melhor solução de particionamento fácil em espaços abertos continua sendo o uso de móveis como um objeto flexível de divisão entre duas áreas. Seja um balcão da cozinha ou uma mesa de jantar, eles podem ser utilizados para distinguir informalmente as zonas vizinhas.

Clerkenwell Warehouse Loft / InsideOut

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 7 de 17
© Jim Stephenson

THE BOOKCASE / nook architects

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 10 de 17
© nieve | Productora Audiovisual

6 - Divisórias leves e flexíveis

Por fim, se o resultado exigido for um espaço mais flexível que ainda possa oferecer, eventualmente um nível adicional de privacidade, painéis, cortinas leves e móveis poderão ser usados nos espaços abertos

Rivaparc Apartment Renovation / Nhabe Scholae

Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais - Imagem 2 de 17
© Hyroyuki Oki

* Os textos citados são trechos das descrições arquivadas de cada projeto, previamente enviadas pelos arquitetos.

Nota do Editor: Este artigo foi publicado originalmente em 12 de março de 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Abdel, Hana. "Seis estratégias para dividir espaços sem usar divisórias tradicionais" [How to Divide Spaces Without Traditional Solid Partitions] 09 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937229/como-dividir-espacos-sem-divisorias-tradicionais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.