GWP Architects projeta novo arranha-céu para a cidade de Guangzhou

O GWP Architects acaba de apresentar o projeto de um arranha-céu de uso misto para a cidade de Guangzhou, China. Com uma área construída de aproximadamente oitenta e um mil metros quadrados e atingindo uma altura total de duzentos metros, o projeto Fengsheng 101 inclui uma série de hotéis, espaços para escritórios além de apartamentos e áreas comerciais.

GWP Architects projeta novo arranha-céu para a cidade de Guangzhou - Mais Imagens+ 19

© GWP Architects

Com vistas para a montanha de Nanxiang ao norte e para o novo distrito Pearl River ao sul de Guangzhou, a estrutura da torre foi inspirada no movimento fluido da velas de um barco ao vento. Com um núcleo central rígido, o arranha-céu foi dividido em dois volumes justapostos que suportam um ao outro proporcionando maior rigidez à estrutura como um todo. Criando um novo marco urbano de linhas orgânicas no skyline da cidade de Guangzhou, “o projeto da estrutura do edifício se adapta perfeitamente às suas formas fluidas e elegantes.” Com uma volumetria que proporciona uma maior estabilidade e resistência aos ventos, a fachada e a cobertura curva do edifício também resultam em uma operação estrutural muito mais econômica se comparada as tradicionais soluções estruturais utilizadas na maioria dos arranha-céus construídos ao longo dos últimos anos.

© GWP Architects

A arquitetura deve nos permitir sonhar e ser criativos! O Fengsheng 101 foi inspirado no conceito de um barco à vela que flui livremente pela superfície d`água. Integrando forma, experiência espacial, ventilação e iluminação natural, o projeto do Fengsheng cria um resultado estético e tectônico único. Esperamos com este projeto que a população de Guangzhou possa sonhar e se inspirar com este edifício, assim como se sintam conectados ao edifício onde vivem e trabalham. -- Zhang Guowei, arquiteto responsável pelo projeto do FengSheng 101, e arquiteto associado do GWP.

© GWP Architects

A fachada de vidro contínua que envolve o edifício se dobra para criar um vasto espaço coberto no nível do solo, integrando a estrutura da torre ao pódio. De fato, a fachada da torre flui desde o mirante na cobertura até a estrutura do pódio como se fosse uma grande vela tremulando ao vento. No espaço de transição, entre o bloco da torre e o pódio, cria-se uma série de espaços abertos e multifuncionais, perfeitos para a realização de eventos públicos ao ar livre. Além disso, o escalonamento criado incorpora uma série de terraços jardins que faz com que a estrutura da torre se conecte à paisagem do entorno, fazendo com que a superfície sinuosa da torre, em conjunto com a fachada curva do edifício adjacente, “formem um conjunto arquitetônico coeso; uma linguagem arquitetônica harmoniosa, que enriquece a experiência visual das pessoas que passeiam pelo parque.”

© GWP Architects
© GWP Architects

De forma a diluir a presença da torre junto ao parque contíguo ao edifício, os arquitetos criaram uma série de espaços verdes que se conectam visual e fisicamente com a área verde adjacente. Os terraços escalonados propostos pelos arquitetos do GWP também servem como um mecanismo para separar os dois blocos da torre, criando um jardim vertical capaz de conectar os distintos programas do edifício assim como qualificar a experiência espacial em cada um dos níveis da torre. 

© GWP Architects

  • Nome do projeto: FengSheng 101 Tower
  • Endereço: Guangzhou ZengCheng, Guangdong, China
  • Ano do projeto: Design 2019, Start Construction 2020
  • Investidor: Guangzhou Fengsheng Energy Technology Development Co., Ltd.
  • Área construída: 81000 m2
  • Arquiteto responsável: Guowei Zhang (John)
  • Arquitetos: GWP Architects
  • Projeto estrutural: RBS Architectural Engineering Design Associates
  • Projeto executivo: Mobozhi Architecture Design INC
  • Paisagismo: GWP Landscape
  • Utility Design: AECOM
  • Projeto de Construção: Guangzhou Wangtat Project Management & Consultant Co.ltd.
  • Construção: China Construction Second Engineering Bureau Co., Ltd.
  • Hotel: Intercontinental Holiday Hotel Team
  • Materiais: Metal, Aço, Concreto e Vidro

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "GWP Architects projeta novo arranha-céu para a cidade de Guangzhou" [GWP Creates Fengsheng 101 Tower, a New Landmark in Guangzhou's Skyline ] 11 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936972/gwp-architects-projeta-novo-arranha-ceu-para-a-cidade-de-guangzhou> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.