Open House Porto 2020 abre chamada para voluntários

Na sua 6ª edição, o Open House Porto (OHP) dá as boas vindas à cidade da Maia, que assim se junta a Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia para a grande festa anual da arquitetura organizada pela Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura. Para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até 20 de abril, as candidaturas para o recrutamento de 400 voluntários.

Depois do enorme sucesso da última edição, a mais visitada de sempre, que mobilizou 37.578 visitas aos 70 espaços que abriram portas gratuitamente em Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, o 6º Open House Porto já tem data marcada e traz como grande novidade a integração do município da Maia.

Nos dias 4 e 5 de julho, um conjunto de 75 espaços vai abrir as suas portas gratuitamente, mostrando a excelência do património arquitetónico das quatro cidades. 

Organizada e produzida em exclusivo pela Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura, com a parceria estratégica das Câmaras Municipais da Maia, Matosinhos (CMM), Porto (CMP) e Vila Nova de Gaia (CMVNG), o Open House Porto pretende continuar a afirmar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano.

O Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, congratula-se com a estreia da Maia, “onde existe muito boa arquitetura” e que é contínua ao demais território. O presidente da autarquia, António Silva Tiago, refere: “Estamos entusiasmados por, pela primeira vez, a Maia integrar o Open House Porto. Houve o interesse mútuo do Município e da Casa da Arquitectura e desta conjugação de vontades surgiu a oportunidade. Agora fica a curiosidade de saber quais os edifícios que serão escolhidos pelos curadores, na certeza de que um território tão eclético como a Maia, em que os solares convivem com as mais modernas empresas, trará valor ao Open House Porto.”

Para Nuno Sampaio “esta edição do Open House Porto reflete o crescimento exponencial do interesse do evento, alargando-se a uma nova cidade, expandindo o número de espaços disponíveis para visitas e abrangendo novas experiências de contacto com a arquitetura”.

Para informar e orientar os visitantes estarão abertas, até 20 de abril, as candidaturas para o recrutamento de 400 voluntários. 

SOBRE O OPEN HOUSE

O Open House é um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres por Victoria Thornton. Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se atualmente a mais de 40 cidades em todo o mundo, tendo como objetivo dar a conhecer e estimular o interesse de todos pela arquitetura de excelência através de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas e tipologias, cuidadosamente selecionados pela sua relevância arquitetônica e histórica.

COMO FUNCIONA O OPEN HOUSE PORTO

O público é convidado a criar um itinerário de visitas durante o fim de semana. Os espaços têm diferentes horários de abertura e existem três tipos de visita: livre, acompanhada por voluntários e comentada por especialistas. A maioria dos espaços não exige reserva pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem pré-marcação. O evento conta com uma vasta equipa de voluntários presente em cada local para informar, aconselhar e acompanhar as visitas. Em cada espaço serão entregues o guia e o mapa do Open House Porto. 

O formulário para a candidatura está disponível na página oficial do evento ou aqui.

ATUALIZAÇÃO: ESTA EDIÇÃO DO OPEN HOUSE PORTO FOI ADIADA PARA 2021 E SERÁ REALIZADA NOS DIAS 3 E 4 DE JULHO.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Open House Porto 2020 abre chamada para voluntários" 14 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935524/open-house-porto-2020-abre-chamada-para-voluntarios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.