Como a automação está mudando a arquitetura de interiores

Robótica e automação estão presentes em qualquer previsão de como viveremos no futuro. Entre arquitetos e designers, essa tendência cruza uma variedade de escalas, de cidades inteligentes a cozinhas inteligentes. Conforme destacamos em nosso artigo "Tendências que influenciarão a arquitetura em 2019", os últimos anos viram um fortalecimento na forma como os espaços interiores estão sendo transformados pelas tecnologias, com pesquisas em domótica subindo 450% em doze meses.

Como a automação está mudando a arquitetura de interiores - Mais Imagens+ 4

Embora as visões utópicas (e distópicas) dos espaços interiores vivos com sistemas automatizados responsivos ainda não estejam amplamente concretizadas, há evidências claras de empresas de arquitetura e fabricantes de produtos de que o crescente domínio da robótica e automação que vemos nos transportes, finanças, segurança e outros setores também está encontrando seu espaço no design de interiores. Abaixo, descrevemos quatro áreas em que as inovações já foram exibidas e adotadas.

Decoração

Scribit / CRA. Imagem © Gary di Silvio and Giacomo Mangia

Embora a robótica seja frequentemente vista como uma ferramenta para o desempenho em espaços interiores, seu uso também se estende à estética. Em 2018, a Carlo Ratti Associati (CRA) lançou o Scribit, um “robô de escrita” que desenha imagens e textos em qualquer superfície da parede, transformando escritórios, áreas de estar e paredes de banheiros em uma tela em branco para expressão artística. Usando mecanismos embutidos, o Scribit pode desenhar, apagar e redesenhar inúmeras vezes, permitindo que os usuários imprimam imagens ou mensagens diferentes todos os dias.

O Scribit está sempre conectado à Internet, permitindo que os usuários baixem, carreguem ou obtenham qualquer conteúdo online. Operando em tempo real, o Scribit reproduz imediatamente todos os dados enviados pelo usuário, seja um restaurante postando o cardápio do dia, uma empresa financeira postando atualizações do mercado de ações ou um entusiasta da arte projetando seu próprio conteúdo na parede da sala.

Mobiliário

Bumblebee Spaces. Imagem © Jason Henry por The New York Times

O futuro da robótica no design de interiores terá um impacto inevitável sobre como os móveis são usados e adaptados, dado nossa crescente apropriação de espaços pequenos que exige abordagens criativas para a flexibilidade interior. Os inovadores Bumblebee Spaces rompem a terceira dimensão em busca de uma vida confortável e eficiente, com o que eles descrevem como "uma IA robótica, um sistema de mobiliário que é utilizado tocando em um painel de controle ou por comando de voz".

Inspirando-se no minimalismo e no movimento anti-desordem da KonMari, o sistema Bumblebee também cria um registro de itens mantidos em seus cubos de armazenamento de madeira por longos períodos de tempo, lembrando gentilmente ao usuário quando é hora de deixar de lado seus objetos esquecidos.

Iluminação e Aquecimento

Gira controle de iluminação automático. Imagem © GIRA

A iluminação interior é o principal objetivo da automação, dadas as tecnologias existentes que detectam a presença e o movimento humano pelos espaços. Os controles de iluminação automatizados têm o potencial de economizar energia em residências, limitando o excesso de luz em salas desocupadas, além de melhorar a segurança e a conveniência dos ocupantes. Um exemplo de nosso catálogo de produtos é o Gira, cujo sistema de controle automático de iluminação se estende por entradas, unidades, corredores e escadas da casa.

Enquanto isso, o MIT Senseable City Lab, por meio de seu projeto Local Warming explorou as possibilidades de uma nuvem térmica que segue os seres humanos pelo espaço interior. Essa nuvem térmica permitiria que os elementos de aquecimento infravermelho se fundissem com o rastreamento de movimento, criando um clima pessoal preciso para todos os ocupantes dos espaços interiores, aumentando o conforto e reduzindo o aquecimento desnecessário de salas vazias.

Banheiros

Seura SMART Mirror. Image Courtesy of Seura

Como exploramos durante nosso foco de um mês em Inovação, a automação residencial está transformando até os ambientes mais básicos e pessoais como os banheiros. Embora os espelhos inteligentes ofereçam possibilidades como ler as notícias enquanto se escova os dentes, uma nova geração de chuveiros promete economizar até 90% de água e 80% de energia. Essas tecnologias constituem apenas uma pequena fração das possibilidades para o banheiro do futuro. De secadores de corpo a escovas de dentes para verificação de saúde, a gavetas que aquecem suas toalhas, a pisos que enviam um alerta se você cair, as possibilidades parecem infinitas.

O que os arquitetos podem fazer?

© AVE Chile

Com uma vasta gama de dispositivos e sistemas robóticos entrando no mercado, arquitetos e designers enfrentam o desafio de projetar e especificar a implementação desses sistemas. Recentemente, colaboramos com a AVE Chile para delinear 8 dicas sobre como os arquitetos podem incorporar a domótica em seu próximo projeto, desde testar sistemas antes do processo até instalações por especialistas em eletricidade.

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Como a automação está mudando a arquitetura de interiores" [Room by Room, Automation is Changing Interior Architecture] 12 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935053/como-a-automacao-esta-mudando-a-arquitetura-de-interiores> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.