Casa 3V / studio mk27

Casa 3V / studio mk27 - Fotografia de Exterior, MadeiraCasa 3V / studio mk27 - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa 3V / studio mk27 - Fotografia de Exterior, MadeiraCasa 3V / studio mk27 - Fotografia de ExteriorCasa 3V / studio mk27 - Mais Imagens+ 33

Jardins, Brasil
  • Equipe De Projeto: Carlos Costa, Dimitre Galego, Jimmy Liendo, Laura Guedes, Mariana Simas, Oswaldo Pessano
  • Paisagismo: Renata Tili
  • Engenharia Estrutural: Leão E Associados
  • Engenharia Acústica: Harmonia Acústica
  • Construtora: Fairbanks & Pilnik
  • Cidade: Jardins
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa 3V / studio mk27 - Fotografia de Exterior, Madeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa 3V está localizada em um bairro ajardinado de São Paulo, construído em uma antiga área de várzea. Esta condição nos levou à solução de elevar levemente o terreno da propriedade e seu jardim em relação ao nível da rua, protegendo-a das inundações a que esta área está sujeita.

Casa 3V / studio mk27 - Fotografia de Exterior
© Fernando Guerra | FG+SG

O programa do térreo é distribuído sob um pórtico de concreto exposto com uma extensão de 17,5 metros. Sob ele, um único volume opaco contém a cozinha, a despensa, o banheiro e o corredor da escada, dando acesso aos andares superior e inferior. As áreas sociais internas, as salas de estar e de jantar, são fechadas por duas portas de vidro deslizantes, que podem ser completamente embutidas nas paredes, transformando a sala em um imenso terraço que se conecta aos jardins da frente e de trás da casa.

Casa 3V / studio mk27 - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Fernando Guerra | FG+SG

Com essa transparência, a identidade material entre o concreto e as paredes de pedra que definem os limites entre a frente e a parte de trás da trama fica perfeitamente clara: as paredes externas feitas de faixas horizontais de pedra bruta reverberam com o alinhamento das placas de madeira impressas (do molde) na superfície do concreto.

Casa 3V / studio mk27 - Fotografia de Interiores, Escada
© Fernando Guerra | FG+SG

O pórtico foi viabilizado através de uma estrutura mista de aço e concreto. Como parte dessa estrutura está oculta pela caixa de madeira que marca o piso superior, a largura aparente dessa laje é semelhante às paredes laterais, oferecendo uma incrível leveza a essa estrutura. O piso inferior inclui garagem, áreas de serviço, adega, oficina e academia, com janelas que dão para o lado da piscina, sugerindo uma relação entre os usos ativo e de lazer da casa.

Casa 3V / studio mk27 - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Madeira
© Fernando Guerra | FG+SG
Casa 3V / studio mk27 - Imagem 35 de 38
Planta - Primeiro Pavimento
Casa 3V / studio mk27 - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Fernando Guerra | FG+SG

Os quartos e seus anexos no primeiro andar são protegidos uniformemente por painéis de madeira, presentes em todas as fachadas de volume. Desta forma, os diferentes usos (quartos, escritórios, banheiros e armários) são salvaguardados por um tratamento de fachada. A verticalidade das tiras finas de madeira oferece um contraponto às marcas horizontais do concreto exposto. O segundo andar é um pequeno volume de recuo, que fica no topo do jardim do terraço que cobre a casa. Lá, no ponto mais alto, pode-se ver a paisagem das planícies ao redor do rio Pinheiros.

Casa 3V / studio mk27 - Fotografia de Exterior, Aido
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 3V / studio mk27" 28 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934743/casa-3v-studio-mk27-marcio-kogan-plus-beatriz-meyer-plus-carolina-castroviejo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.