Mirante Cacto: cultura e bom humor na frontera do México com os Estados Unidos

Mirante Cacto: cultura e bom humor na frontera do México com os Estados Unidos - Imagem 1 de 18
© Nómada Laboratorio Urbano

Mirante Cacto: cultura e bom humor na frontera do México com os Estados Unidos - Imagem 2 de 18Mirante Cacto: cultura e bom humor na frontera do México com os Estados Unidos - Imagem 3 de 18Mirante Cacto: cultura e bom humor na frontera do México com os Estados Unidos - Imagem 4 de 18Mirante Cacto: cultura e bom humor na frontera do México com os Estados Unidos - Imagem 5 de 18Mirante Cacto: cultura e bom humor na frontera do México com os Estados Unidos - Mais Imagens+ 13

Localizada na fronteira entre o México e os Estados Unidos, Ciudad Juárez é uma cidade caracterizada pela multiculturalidade, um território marcado por sua condição limítrofe o qual conforma um lugar de raízes híbridas, de um povo resiliente que ao longo das décadas contribuiu para a construção de uma identidade local específica ou “cultura fronteiriça.”

Mirante Cacto: cultura e bom humor na frontera do México com os Estados Unidos - Imagem 3 de 18
© Nómada Laboratorio Urbano

Além de ser considerada um sinônimo de diversidade e convivência, a multiculturalidade é um dos fatores fundamentais na definição da identidade cultural de toda uma região. Da mesma forma, fatores climáticos e naturais não respeitam determinações geopolíticas, muito pelo contrário, eles são os principais elementos que aproximam e fortalecem os laços entre diferentes povos e culturas. Neste caso específico, a cultura do deserto.

Mirante Cacto: cultura e bom humor na frontera do México com os Estados Unidos - Imagem 5 de 18
© Nómada Laboratorio Urbano

O deserto na fronteira entre os dois países é um território abrangente que ocupa enormes áreas dos estados de Chihuahua e Sonora no México, e do Texas, Novo México e Arizona nos Estados Unidos. Seu ecossistema específico tem influenciado diretamente a cultura, a identidade e a narrativa dos espaços urbanos construídos nestes cinco estados. Com isso em mente, o Nómada Laboratorio Urbano realizou uma intervenção bem humorada que procura transgredir as fronteiras impostas pelo homem. Mirantes lúdicos desenhados para aproximar pessoas, promovendo o diálogo entre diferentes culturas e principalmente, para revelar as semelhanças entre estes dois territórios.

Mirante Cacto: cultura e bom humor na frontera do México com os Estados Unidos - Imagem 15 de 18
© Nómada Laboratorio Urbano

O cacto é um dos principais elementos dentro do imaginário desértico, especificamente o saguaro, chamado de ‘gigante do deserto’. Procuramos criar uma intervenção que estivesse enraizada na figura/identidade deste lugar e que servisse para romper com a normalidade da presença deste fronteira tão agressiva. Pensamos em uma estrutura que funcionasse tanto como um ícone quanto como um mobiliário urbano.

- Nómada Laboratorio Urbano

Mirante Cacto: cultura e bom humor na frontera do México com os Estados Unidos - Imagem 18 de 18
© Nómada Laboratorio Urbano

A instalação 'Mirante Cacto' foi concebido para servir a distintas atividades do Centro Histórico de Ciudad Juárez como festivais e eventos culturais. Pensando nisso, ele foi utilizado primeiramente como um indutor do uso do espaço público durante a projeção do documentário “Guardião da Memória” realizado em frente ao muro que separa Ciudad Juárez de El Paso.

Para mais informações sobre o Nómada Laboratorio Urbano visite a página oficial.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Mirante Cacto: cultura e bom humor na frontera do México com os Estados Unidos" [Mirador Cactus: cultura y juego en la frontera de México – Estados Unidos] 01 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934392/mirante-cacto-cultura-e-bom-humor-na-frontera-do-mexico-com-os-estados-unidos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.