OMA inaugura seu primeiro Hotel em Bali, na Indonésia

O OMA acaba de inaugurar o Potato Head Studios, uma nova tipologia de edifício de uso misto resultante da fusão entre centro cultural e hotel de luxo. Localizado em Seminyak, Bali, o projeto do edifício foi encabeçado pelo arquiteto sócio e diretor do OMA David Gianotten em colaboração com o arquiteto Ken Fung. Seu inovador programa, o primeiro deste tipo no mundo, conta com um centro cultural aberto à comunidade para a realização de eventos e atividades culturais públicas e um hotel de luxo.

OMA inaugura seu primeiro Hotel em Bali, na Indonésia - Mais Imagens+ 4

© Kevin Mak

O edifício recém inaugurado pelo OMA, juntamente com seus vizinhos imediatos do Katamama e do Beach Club, completa o chamado “Desa Potato Head”, localizado em um balneário no extremo sul de Bali. Inspirado pelo contexto local e na exuberante paisagem indonésia, o projeto foi forjado à partir de elementos tradicionais da arquitetura vernacular do país. De fato, “o generoso espaço de domínio público no térreo – em conjunto com um jardim elevado no segundo pavimento – evoca a tradicional configuração da arquitetura indonésia assim como dos pátios balineses tradicionais”. O térreo do edifício é um espaço aberto, concebido para acolher diferentes eventos culturais além de contar com uma ampla programação diária de atividades de lazer.

© Kevin Mak

A essência de Bali reside na interação entre diferentes culturas. Nossa proposta para o Potato Head Studios procura equilibrar esta diversidade sobrepondo programas públicos e privados de forma a incentivar o intercâmbio entre diferentes tipos de usuários. Sua abordagem inclusiva contrasta fortemente com os tradicionais resorts de Bali, aqueles que se pretendem exclusivos e excludentes. -- David Gianotten, arquiteto, sócio e diretor do Office for Metropolitan Architecture.

Cortesia de OMA

Com o engajamento da equipe local de consultores da Andra Matin, artesãos de toda a indonésia foram convidados a participar do processo de projeto e execução do edifício, criando diferentes texturas que estampam algumas das paredes de concreto do edifício. Inspirados pela Tika balinesa, a equipe apropriou-se dos elementos do calendário astrológico local para dar forma aos elementos que compõe as fachadas e a parede dos corredores dos quartos do hotel.

O programa aberto do térreo é um espaço de uso público que se desdobra naturalmente até a praia, o qual é coberto parcialmente por “uma ampla estrutura em pilotis que abriga os quartos do hotel e as demais funções privativas do edifício, incluindo espaços expositivos e um sunset bar”. Na realidade, este centro cultural é um espaço aberto e acessível concebido para acolher a comunidade local de Bali, um local de encontro flexível, apto a receber uma variedade de programas culturais, como celebrações, festivais e atividades de lazer. A cobertura é outro dos espaços acessíveis aos visitantes, o qual conta com uma extensa área verde animada pela vasta programação do hotel, incluindo restaurantes, piscinas e um spa.

Cortesia de OMA

Compondo o complexo da Desa Potato Head, o Potato Head Studios procura adaptar-se ao seu contexto específico, porém, propondo um modelo completamente novo. Não estávamos apenas preocupados em criar uma estrutura de ponta e hermética, mas um lugar onde as pessoas possam se deparar com o inesperado, conectando-se ao contexto local e a vida cotidiana de Bali. O OMA é ume escritório conhecido por projetos de espaços públicos, como museus e instituições culturais, e foi por isso que procuramos trazê-los para a Desa: para dar forma a um novo tipo de instituição cultural, a qual procura aproximar os domínios público e privado oferecendo um ambiente de interlocução entre os moradores e visitantes. -- Fundador da Potato Head, Ronald Akili.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "OMA inaugura seu primeiro Hotel em Bali, na Indonésia" [OMA / David Gianotten Completed its First Hotel in Bali, Indonesia] 18 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933790/oma-inaugura-seu-primeiro-hotel-em-bali-na-indonesia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.