HENN projeta campus de aeronáutica sino-francesa na China

HENN projeta campus de aeronáutica sino-francesa na China

O escritório HENN projetou o primeiro masterplan do campus da aeronáutica sino-francesa, que será construído em Hangzhou, China. Apoiado pelo governo francês, o projeto público receberá dez mil estudantes e pesquisadores. Equilibrando desenho contemporâneo e a herança tradicional chinesa, o projeto foi desenvolvido de modo a se adaptar à topografia natural do lugar.

© HENN© HENN© HENN© HENN+ 8

© HENN
© HENN

O novo projeto é uma colaboração entre os governos chinês e francês para promover a pesquisa e inovação na aviação. Segundo a equipe de arquitetos, o projeto se volta à cultura tradicional de Liangzhu, um Patrimônio Mundial da UNESCO situado no Delta do Rio Yangtzen. Boa parte do projeto se baseia em como lidar com o sistema hídrico: canais e docas são definidos considerando os cursos d'água existentes, conformando dez ilhas com programas variados. 

© HENN
© HENN

HENN explica que o eixo indústria-academia e o eixo da paisagem urbana formam o esqueleto geral do planejamento. O primeiro conecta o Norte e o Sul com pátios, praças e vias, combinando ensino público, laboratórios e edifícios funcionais. O eixo da paisagem conecta o corredor verde no lado oeste da cidade com a entrada principal Leste-Oeste do campus e se estende até a montanha no lado leste, tornando-se o principal corredor paisagístico do campus.

© HENN
© HENN

No coração do projeto fica o edifício central, que se inspira na ideia de uma "cobertura flutuante". As funções públicas e compartilhadas estão distribuídas neste edifício: laboratórios de pesquisa, salas de aula, salas de conferências, cantinas e salas de esportes são organizadas em torno de um pátio central e conectadas pela cobertura flutuante. 

Via HENN

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "HENN projeta campus de aeronáutica sino-francesa na China" [HENN Designs Sino-French Aeronautics Campus in China] 15 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933662/henn-projeta-campus-de-aeronautica-sino-francesa-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.