Schmidt Hammer Lassen projeta nova biblioteca da Universidade de Bristol

O projeto do novo edifício da Biblioteca da Universidade de Bristol acaba de ser enviado para a aprovação. A proposta para o novo marco urbano do Campus da cidade de Bristol foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar composta pela Schmidt Hammer Lassen, a Hawkins\Brown e a BuroHappold.

© Hawkins\Brown & Schmidt Hammer Lassen Architects

Implantado na esquina formada pelo encontro da Elton e da Woodland Road, o novo e emblemático edifício da Universidade de Bristol será uma estrutura aberta e acessível à comunidade local, a qual abrigará uma série de espaços expositivos, um centro de eventos e um café além de contar com um amplo programa de atividades voltados à comunidade acadêmica e moradores da cidade de Bristol. O projeto inclui ainda “novos espaços de estudo, um centro de pesquisa e aprendizado com capacidade para 2.000 usuários, além de um acervo de mais de 420.000 livros e 70.000 periódicos.

Concebido como um novo marco urbano para a cidade de Bristol, o novo edifício da Biblioteca da Universidade de Bristol oferecerá uma série de novas oportunidades à comunidade local além de um espaço acolhedor e acessível. Uma estrutura com o potencial de transformar a relação entre a instituição e a cidade, aproximando pessoas além de operar como uma nova porta de entrada para o revitalizado Campus da Universidade de Bristol. - Adam Cossey, sócio da Hawkins\Brown.

© Hawkins\Brown & Schmidt Hammer Lassen Architects

A nova biblioteca será construída onde antes havia um antigo hotel para estudantes e foi concebida como parte do extenso projeto de modernização do Campus Clifton. A icônica estrutura será a nova cara da Universidade de Bristol, um edifício de formas puras e materiais naturais, “reverberando as características da arquitetura dos demais edifícios do campus.” Dando forma a um novo contexto urbano em pleno coração da Universidade de Bristol, o edifício foi concebido para atender os mais rigorosos padrões de sustentabilidade, “promovendo o uso da luz natural, alto nível de eficiência energética, baixo impacto ambiental além de contar com terraços verdes acessíveis.”

Ainda que o principal foco deste projeto tenha sido criar um objeto de arquitetura contemporânea capaz de ecoar um senso cívico, o novo edifício da biblioteca encontra-se profundamente enraizado em seu contexto, deliberadamente sensível as características históricas do campus da Universidade de Bristol. […] Trabalhamos em estreita colaboração com todos os personagens envolvidos dentro da Universidade de forma a desenvolver um projeto que pudesse responder à todas as demandas específicas, considerando espaços para o inestimável acervo da biblioteca além de oferecer uma nova plataforma social para o ensino, o compartilhamento de idéias e capaz de aproximar a instituição da comunidade local. -- Kasper Frandsen, sócio da Schmidt Hammer Lassen Architects.

© Hawkins\Brown & Schmidt Hammer Lassen Architects

Por outro lado, enquanto o processo participativo tenha nos ajudado a construir o programa da biblioteca, a estrutura do edifício foi concebida de forma a fornecer à cidade uma série de espaços públicos, além da criação de uma nova praça cívica que qualificará a conexão entre o campus e a cidade de Bristol. De forma mais abrangente, a modernização do Campus Clifton contemplará o redesenho das principais vias de acesso integrando transporte público, novos passeios para pedestres e ciclistas, além de promover uma maior segura e acessibilidade de forma geral.

Como engenheiros responsáveis, o nosso principal compromisso foi fazer desta estrutura um projeto sustentável em todos os sentidos, promovendo o bem-estar dos usuários, além de ir ao encontro a ambição da Universidade por um futuro livre de carbono. […] As janelas de piso ao teto em conjunto com um átrio central maximizam a iluminação natural e as vistas para os espaços programáticos do edifício, promovendo a inter-conectividade e aproximando pessoas. Optamos por eliminar o forro de forma a expor a beleza desta estrutura desenhada com esmero por nossos projetistas, uma robusta estrutura de concreto resiliente à amplitude térmica típica da cidade de Bristol. […] Durante a fase de projeto, trabalhamos intensivamente no modelo do edifício de forma a prever o seu desempenho futuro e otimizar as estratégias ambientais passivas e ativas utilizadas. O novo edifício da Biblioteca da Universidade de Bristol transformará a experiência dos alunos e usuários, aproximando a instituição da comunidade local para se transformar em um exemplo de construção sustentável. -- Dr Mike Entwisle, Sócio e Líder do Setor Educacional da BuroHappold Engineering.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Schmidt Hammer Lassen projeta nova biblioteca da Universidade de Bristol " [Schmidt Hammer Lassen, Hawkins\Brown and BuroHappold Design New Library for The University of Bristol ] 13 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933617/schmidt-hammer-lassen-projeta-nova-biblioteca-da-universidade-de-bristol> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.