Morphosis apresenta projeto para centro de eventos em Nanjing, na China

O Studio Morphosis, liderado pelo renomado arquiteto americano Thom Mayne, projetou um novo centro de eventos para a cidade de Nanquim, na China. Localizada entre as cidades costeiras mais orientais da China e o Delta do rio Yangtze, Nanquim é a segunda maior cidade do leste da China e capital da província de Jiangsu. Implantado no novo distrito de Jiangbei, o projeto do centro de eventos foi concebido pela equipe do Morphosis – considerando uma série de estratégias de desenvolvimento sustentável – para ser o novo cartão postal da cidade de Nanquim.

Morphosis apresenta projeto para centro de eventos em Nanjing, na China - Mais Imagens+ 6

Cortesia de Morphosis Architects

A própria equipe de arquitetos do Morphosis explicou que, o edifício está localizado em um importante nó viário da região central de Nanquim e às margens do rio Yangtze. O novo distrito comercial de Jianbei está localizado em uma importante e histórica região da cidade, a qual está passando atualmente por um rápido processo de desenvolvimento e transformação. O novo centro de eventos de Nanquim, concebido pela equipe liderada por Thom Mayne, foi concebido para responder as condições geográficas, históricas e culturais específicas desta região da cidade. O programa do edifício conta com uma torre de hotel de 375 quartos, além de um centro de eventos de 36 mil metros quadrados. Ocupando um volume em forma de pódio, o centro de eventos conta com uma série de espaços independentes e flexíveis, os quais encontram-se diretamente conectados à uma praça pública em frente ao edifício que faz a mediação entre a orla do rio Yangtze e o centro de Nanquim. Separado da torre por uma circulação aberta e coberta em forma de arcadas, o centro de eventos se conecta ao lobby do hotel através de uma série de passarelas privativas.

Cortesia de Morphosis Architects
Cortesia de Morphosis Architects

Desfocando os limites entre interior e exterior, a proposta apresentada pelo Morphosis funde a torre com o pórtico e cria um atravessamento que aproxima ambos programas do domínio público. Os responsáveis pelo projeto defendem a solução dizendo que, a face da torre do hotel voltada para a cidade conta com um sistema de fachada que filtra a luz do sol ao mesmo tempo que reflete o skyline de Nanquim. De frente para o rio, a fachada da torre assume contornos mais orgânicos na tentativa de construir um diálogo com a paisagem natural. A sequencia de terraços da fachada do hotel procura diluir a volumetria sólida da torre para conectá-la ao edifício do centro de eventos e posteriormente ao espaço público às margens do rio Yangtze. Esta fachada conta com um sistema integrado de proteção solar construído com mais de 90.000 painéis metálicos únicos. Esta estrutura foi projetada para minimizar o ganho de calor e proporcionar uma maior eficiência energética para o edifício como um todo, o qual foi concebido para atender os mais rigorosos critérios de sustentabilidade da China.

Via Morphosis Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Morphosis apresenta projeto para centro de eventos em Nanjing, na China" [Morphosis Designs Sinuous New Nanjing Conference Center in China] 08 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933084/morphosis-apresenta-projeto-para-centro-de-eventos-em-nanjing-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.