ZHA vence concurso para projetar a nova sede da OPPO em Shenzhen

Zaha Hadid Architects foi selecionada para construir a nova sede da OPPO, uma marca de eletrônicos chinesa, em Shenzhen, China. As equipes pré-selecionadas incluíam o Bjarke Ingels Group (BIG), Skidmore, Owings & Merrill (SOM), Rogers Stirk Harbor + Partners (RSHP) e Henning Larsen Architects HK.

ZHA vence concurso para projetar a nova sede da OPPO em Shenzhen - Mais Imagens+ 5

© Zaha Hadid Architects

A principal fabricante de smartphones da China obteve um rápido sucesso desde o lançamento de seu primeiro telefone em 2008. Com mais de 40.000 funcionários em mais de 40 países, a nova sede da OPPO acomodará seu crescimento e seguirá o “compromisso da empresa com a conectividade através do design”.

© Zaha Hadid Architects

O projeto de 185.000 metros quadrados é composto por quatro torres interconectadas, atingindo alturas máximas de 200m com 42 andares, gerando grandes espaços cívicos no nível da rua. As duas primeiras torres oferecem "espaços flexíveis de planta livre, conectados por um hall vertical de 20 andares e duas torres de serviço externas que fornecem circulação vertical". A mudança do núcleo de serviços para o exterior permite um espaço mais versátil e incentiva a interação entre os funcionários.

© Zaha Hadid Architects

Grandes espaços no átrio unem todos os ocupantes através da conectividade visual, ajudando a promover a colaboração entre os diferentes departamentos da empresa. A abundância de luz natural, os variados ambientes de trabalho e a diversidade de rotas para a equipe e os visitantes se deslocarem pelo edifício são propícios ao engajamento criativo e à espontaneidade. - Zaha Hadid Architects

© Zaha Hadid Architects

Planejada para ser concluída no início de 2025, a proposta vencedora cria um novo espaço cívico para a cidade, incluindo comodidades acessíveis ao público como uma praça paisagística, galeria de arte, lojas, restaurantes e uma conexão direta para a estação adjacente da rede de metrô de Shenzhen. Além disso, a cobertura também é acessível ao público, oferecendo vistas panorâmicas da cidade.

© Zaha Hadid Architects

Com o objetivo de obter certificação LEED Gold do Green Building Council dos EUA, a nova sede da OPPO foi projetada usando sistemas de modelagem de informações da construção em 3D e sistemas de gerenciamento de energia para otimizar a eficiência.

  • Arquitetos: Zaha Hadid Architects (ZHA)
  • Projeto: Patrik Schumacher e Christos Passas
  • Diretores de Projeto ZHA: Charles Walker (Diretor Comercial), Christos Passas (Diretor Projeto), Satoshi Ohashi (Diretor na China ZHA)
  • Associados ZHA: Hussam Chakouf (líder equipe competição), Juan Liu, Yang Jingwen
  • Projeto ZHA: Melhem Sfeir (líder equipe competição), Duo Chen, Katerina Smirnova
  • Equipe Projeto ZHA: Massimo Napoleoni (especialista fachada), Aleksander Bursac, Mihai Dragos-Porta, Vera Kichanova, Ying Xia, Che-Hung Chien, Meng Zhao, Qi Cao, Alex Turner (designer gráfico)
  • Analistas de espaço de trabalho ZHA: Uli Bloom, Philip Siedler, Lorena Espaillat Bencosme
  • Suporte ao Projeto ZHA: Tatiana Chembereva, Camille Kelly

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "ZHA vence concurso para projetar a nova sede da OPPO em Shenzhen" [ZHA Wins Competition to Design OPPO's New Headquarters in Shenzhen] 04 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933004/zha-vence-concurso-para-projetar-a-nova-sede-da-oppo-em-shenzhen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.