SOM e a Agência Espacial Europeia buscam soluções para habitações na lua

A empresa SOM (Skidmore, Owings & Merrill) assinou um memorando de colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA), de modo a aprofundar suas pesquisas existentes para a Comunidade Lunar. Assinado em Paris, por Colin Koop, parceiro de design da SOM, e Johann-Dietrich Wörner, diretor-geral da ESA, o anúncio foi feito no início deste mês.

SOM e a Agência Espacial Europeia buscam soluções para habitações na lua - Imagem 2 de 13SOM e a Agência Espacial Europeia buscam soluções para habitações na lua - Imagem 3 de 13SOM e a Agência Espacial Europeia buscam soluções para habitações na lua - Imagem 4 de 13SOM e a Agência Espacial Europeia buscam soluções para habitações na lua - Imagem 5 de 13SOM e a Agência Espacial Europeia buscam soluções para habitações na lua - Mais Imagens+ 8

O Memorando de Colaboração se baseará no trabalho existente entre SOM, ESA e MIT. De fato, a parceria de dois anos, focada no desenvolvimento “do conceito de Comunidade Lunar, como uma estrutura para o primeiro assentamento permanente na superfície da lua […] com grandes módulos de habitação com fechamento inflável, posicionada na borda da cratera Shackleton”. A equipe imaginou o projeto de larga escala próximo ao Polo Sul da Lua.

SOM e a Agência Espacial Europeia buscam soluções para habitações na lua - Imagem 6 de 13
© SOM | Slashcube GmbH

A cooperação entre a ESA e uma empresa global como a SOM é um  ótimo exemplo do espírito da Comunidade Lunar: uma aliança entre entidades públicas e privadas, espaciais e não espaciais, que permitirá o avanço para a Lua de forma inclusiva e sustentável. - Johann-Dietrich Wörner, Diretor Geral da ESA.

SOM e a Agência Espacial Europeia buscam soluções para habitações na lua - Imagem 12 de 13
© Lucas Blair Simpson | SOM

Por outro lado, o acordo recém-assinado apresentará um estudo mais focado no desenvolvimento dos módulos de habitação do assentamento. Uma vez concluído, o projeto será divulgado publicamente para inspirar “desenvolvimentos tecnológicos relacionados à exploração sustentável e de longo prazo das superfícies lunar e marciana”. Interdisciplinar, o conceito da Comunidade Lunar foi desenvolvido pela SOM, com a experiência do Centro Europeu de Astronautas da ESA (EAC) e do Centro Europeu de Pesquisa e Tecnologia Espacial (ESTEC), com o apoio de professores do Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do MIT.

SOM e a Agência Espacial Europeia buscam soluções para habitações na lua - Imagem 8 de 13
© Lucas Blair Simpson | SOM

Nossa parceria com a ESA representa uma nova maneira de abordar os problemas mais complexos do setor, [...] e estamos animados em comemorar esse marco, que levará nossa colaboração para o próximo patamar. Juntos, estamos criando um novo tipo de arquitetura - que poderá sustentar a atividade humana em um lugar que era, até agora, considerado inabitável. - Colin Koop, parceiro de design da SOM.

SOM e a Agência Espacial Europeia buscam soluções para habitações na lua - Imagem 10 de 13
Courtesy of SOM

Em relação ao projeto, o sistema estrutural híbrido é composto por uma estrutura rígida de três colunas e um fechamento inflável, gerando um interior aberto e livre. Com quatro níveis pressurizados, os módulos podem abrigar de quatro a seis pessoas. As unidades serão agrupamentos conectados facilitando o movimento espacial.

SOM e a Agência Espacial Europeia buscam soluções para habitações na lua - Imagem 9 de 13
Courtesy of SOM

Previsto para suportar as condições extremas do ambiente lunar, com foco central na auto-suficiência e resiliência, o novo assentamento estará localizado no polo sul da lua, sob exposição contínua à luz do dia. Devido a essas condições, o assentamento poderá "aproveitar a energia e estabelecer os sistemas de suporte à vida necessários, bem como testar experiências de utilização de recursos in-situ (ISRU), que podem gerar elementos úteis usando os recursos naturais da Lua". Além disso, os depósitos de água e gelo poderão ser extraídos para produzir ar respirável, e propulsores de foguetes para atividades industriais e de transporte.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "SOM e a Agência Espacial Europeia buscam soluções para habitações na lua" [SOM Collaborates with the European Space Agency to Research Habitation on the Moon] 03 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933003/som-e-a-agencia-espacial-europeia-buscam-solucoes-para-habitacoes-na-lua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.