Sidewalk Labs apresenta protótipo de edifício em estrutura de madeira com 35 pavimentos

Sidewalk Labs apresenta protótipo de edifício em estrutura de madeira com 35 pavimentos

A Sidewalk Labs acaba de apresentar um inovador estudo chamado de Proto-Model X (PMX). O principal objetivo deste projeto é investigar como os grandes edifícios de madeira se comportariam nas cidades do futuro. O protótipo-modelo X, como foi chamado, é um projeto de estrutura de madeira pré-avaliado digitalmente e foi desenvolvido logo depois que a equipe do Sidewalk Lab anúnciou – em junho do anos passado – o desenvolvimento do projeto do primeiro bairro de arranha-céus de madeira do mundo, o qual deverá ser construído na orla da cidade de Toronto no Canadá.

Cortesia de Sidewalk Labs, Michael Green Architecture, GenslerCortesia de Sidewalk Labs, Michael Green Architecture, GenslerCortesia de Sidewalk Labs, Michael Green Architecture, GenslerCortesia de Sidewalk Labs, Michael Green Architecture, Gensler+ 7

Cortesia de Sidewalk Labs, Michael Green Architecture, Gensler
Cortesia de Sidewalk Labs, Michael Green Architecture, Gensler

Como a própria equipe defende, “a madeira está está sendo reinventada na industria da construção civil. Pesquisadores e fabricantes têm trabalhado a anos no desenvolvimento de um novo tipo de super-madeira, um material resistente ao fogo e de alta resistência, capaz de ser fabricado sob-medida em formas de vigas, pilares e painéis de parede, forro e piso”. O PMX é um sistema aproximadamente 2,5 vezes mais leve que o concreto e com uma resistência muito parecida. Para alcançar inda mais resistência, a madeira é combinada com elementos de aço para minimizar os efeitos de flambagem. Além disso, o sistema PMX pode ser fabricado em série, podendo ser utilizado na obra poucos minutos depois de sair da linha de produção da fábrica. A ideia por trás do desenvolvimento do PMX é explorar os limites conhecidos das estruturas de madeira, especulando até onde é possível chegar. Pensando nisso, a equipe do Sidewalk Las desenvolveu um protótipo de edifício de madeira maciça de 35 pavimentos - algo que nunca foi feito antes.

Cortesia de Sidewalk Labs, Michael Green Architecture, Gensler
Cortesia de Sidewalk Labs, Michael Green Architecture, Gensler

O PMX foi desenvolvido em colaboração com uma equipe multidisciplinar de arquitetos, designers e engenheiros ambientais, incluindo o escritório de arquitetura de Michael Green e a Gensler. A equipe está trabalhando no desenvolvimento do PMX com o principal objetivo de levar a construção em madeira à outro patamar. Os principais conceitos do protótipo podem ser vistos em detalhe no site da Sidewalk Lab. Exploration 1 explica em detalhe as táticas utilizadas pela equipe para fazer com que a estrutura seja capaz de superar os 35 pavimentos. Exploration 2, apresenta ainda mais detalhes, exemplificando como é foi feito o projeto do edifício e como se deu o desenvolvimento do projeto de fabricação de todos seus componentes.

Além da equipe já mencionada, outros parceiros participaram no desenvolvimento do PMX: Aercoustics, Aspect Structural Engineers, Atelier Ten, CadMakers, Gensler, Integral, JE Dunn Construction, Michael Green Architecture, RDH, Sweco e Vortex Fire.

Via Sidewalk Labs

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Sidewalk Labs apresenta protótipo de edifício em estrutura de madeira com 35 pavimentos" [Sidewalk Labs Releases Prototype Mass Timber High-Rise Design] 09 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933001/sidewalk-labs-apresenta-prototipo-de-edificio-em-estrutura-de-madeira-com-35-pavimentos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.