Escola de Arquitetura de Taliesin de Frank Lloyd Wright fechará as portas após 88 anos de atividades

Escola de Arquitetura de Taliesin de Frank Lloyd Wright fechará as portas após 88 anos de atividades

A Escola de Arquitetura de Taliesin, um dos ícones da arquitetura moderna americana projetado por Frank Lloyd Wright – onde o arquiteto morou e lecionou periodicamente entre 1937 e 1959 –, anunciou que fechará as suas portas depois de 88 anos de atividades. A notícia, recentemente publicada pela Architecture Magazine, chega como um balde de água fria. Ao longo dos últimos anos a Escola passou por um longo e árduo processo para manter a sua acreditação como Instituição de Ensino Superior, a qual foi renovada no ano de 2017. Entretanto, a Escola de Arquitetura de Taliesin não conseguiu chagar a um acordo com a Fundação Frank Lloyd Wright, responsável pela gestão e manutenção do famoso edifício projetado por Wright no deserto do Arizona.

Este é o comunicado de imprensa publicado recentemente pela Escola de Arquitetura anunciando o encerramento definitivo de suas atividades.

A Escola de Arquitetura de Taliesin, uma das mais inovadoras instituições de ensino e um dos mais icônicos projetos de arquitetura de todos os tempos, está sendo fechada para sempre. A Escola de Arquitetura de Taliesin encerrará as suas atividades no final deste semestre de inverno. Em reunião realizada no último sábado, depois de uma longa batalha e sem chegar a um acordo com a Fundação Frank Lloyd Wright, o Conselho Administrativo decidiu pelo fechamento da Escola.

Fundada em 1932 pelo famoso arquiteto americano Frank Lloyd Wright, a Escola de Arquitetura de Taliesin representa um importante capítulo na história da arquitetura americana. Alguns dos mais importantes e reconhecidos arquitetos dos Estados Unidos e do mundo todo passaram pelas salas de aula da antiga Escola de Arquitetura Frank Lloyd Wright. Em 2017, no crepúsculo da instituição, ela chegou a ser renomeada Escola de Arquitetura de Taliesin. Os alunos da Escola de Arquitetura dividiam seu tempo na estrutura de Taliesin Oeste, em Scottsdale, Arizona, e Taliesin, em Spring Green, Wisconsin.

A Escola de Arquitetura de Taliesin desempenhou um papel fundamental no ensino e desenvolvimento da arquitetura nos Estados Unidos. Taliesin Oeste era a residência de inverno da família Wright. Junto com a sua esposa Olgivanna, Frank Lloyd convidada seus principais pupilos para passar os semestres de invernos em sua casa no deserto do Arizona. Com o tempo, o estúdio de Taliesin Oeste se transformou em Escola de Arquitetura, onde o arquiteto e seus alunos desenvolveram alguns dos mais importantes projetos de Wright, incluindo a Casa da Cascata e o Museu Guggenheim de Nova Iorque.

“Este é um dia triste não apenas para nossos alunos e funcionários. É um dia sombrio para todos os arquitetos e arquitetas. Com muito pesar estamos divulgando esta notícia, de que não chegamos a nenhum acordo com a Fundação Frank Lloyd Wright e por isso a Escola de Arquitetura de Taliesin fechará as suas portas e encerrará as suas atividades de forma definitiva. Sempre estivemos comprometidos em dar continuidade ao trabalho de Frank Lloyd Wright, transmitindo o seu legado às novas gerações de arquitetos. O espaço construído não é o único legado deixado por Wright, mas principalmente a sua maneira de encarar a atividade profissional e educar seus alunos para a vida, era isso que procurávamos transmitir às novas gerações”, disse Dan Schweiker, Presidente do Conselho Administrativo da Escola de Arquitetura de Taliesin.

“O fechamento da escola é uma notícia devastadora para todos os nossos alunos, professores e funcionários, para cada um de nós. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para manter vivo o legado de Frank Lloyd Wright através da Escola de Arquitetura de Taliesin, mas infelizmente, chegamos ao fim da linha”, afirmou Schweiker.

A Escola de Arquitetura de Taliesin seguirá com suas atividades durante o primeiro semestre de 2020 e fechará as suas portas de forma definitiva no final do ano acadêmico, em junho deste ano. Atualmente, existem aproximadamente trinta alunos matriculados em Taliesin. Neste momento, a Escola de Arquitetura de Taliesin está trabalhando em parceria com a Escola de Design da Universidade do Arizona para que seus alunos possam dar continuidade à seus estudos.

Por décadas, os estudantes de Taliesin dividiam seu tempo entre o Arizona e o Wisconsin, morando e estudando na própria estrutura da Escola. Em Scottsdale, eles passavam os meses de inverno. Esta estrutura organizacional da escola era exatamente o que diferenciava Taliesin das outras instituição de ensino de arquitetura do país e do mundo. Aqui os alunos projetavam mais do que apenas edifícios. Taliesin era uma escola para a vida. Aqui, os alunos viviam como uma família.

A Escola de Arquitetura de Taliesin funcionava como uma entidade independente e separada da Fundação Frank Lloyd Wright e havia sido credenciada pela Comissão de Ensino Superior dos Estados Unidos, pelo Conselho Nacional de Arquitetura e pelo Conselho Estadual de Educação do Arizona. A Escola gozava de todos os direitos de uma Instituição de Ensino Superior, tanto no estados do Arizona quanto em Wisconsin. “Neste momento histórico tão complexo, a escola e nossos alunos nos proporcionaram muita paz. Fico realmente abatido com o fato de que não conseguimos chegar à um acordo para dar continuidade a este trabalho”, disse Jacki Lynn, membro do Conselho Administrativo da Escola de Arquitetura de Taliesin.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Escola de Arquitetura de Taliesin de Frank Lloyd Wright fechará as portas após 88 anos de atividades" [The School of Architecture at Taliesin is Closing After 88 Years] 01 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932958/escola-de-arquitetura-de-taliesin-de-frank-lloyd-wright-fechara-as-portas-apos-88-anos-de-atividades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.