Tadao Ando divulga imagens do Museu de Arte He em construção na China

Tadao Ando divulga imagens do Museu de Arte He em construção na China

Tadao Ando Architect & Associates revelou o projeto para o He Art Museum (HEM), o primeiro museu de arte dedicado à cultura regional de Lingnan, no sul da China. Com abertura prevista para 21 de março de 2020 e com uma exposição inaugural com curadoria de Feng Boyi, intitulada From The Mundane World, o museu projetado por Tadao Ando se tornará uma porta de entrada para as artes.

Tadao Ando divulga imagens do Museu de Arte He em construção na China - Mais Imagens+ 14

Terreno Construção HEM . Imagem Cortesia de HEM

Localizado em Shunde, província de Guangdong, no sul da China, o HEM, fundado por He Jianfeng, abrigará a extensa coleção particular da família He, composta por mais de 400 obras de arte e encomendas de renomados artistas internacionais e chineses. O Museu de Arte também incluirá uma ópera cantonesa e um restaurante de culinária também cantonesa.

Terreno Construção HEM . Imagem Cortesia de HEM

Quero criar um museu que possa sintetizar as diversas culturas ricas do sul da China, que se estendem por muitos milênios ,e as influências que deram origem à arquitetura Lingnan. Imaginei o HEM como um ponto de ancoragem central e energético para todos os costumes artísticos e regionais, clima, paisagem e civilização de Lingnan. Espero que o HEM possa se tornar o coração da cultura Lingnan, não apenas em Shunde, mas em toda a Grande China. Estou ansioso para ver as obras de arte e os programas ativarem o edifício, estimulando pensamentos provocantes com espaços e arte de alta qualidade. - Tadao Ando

Terreno Construção HEM . Imagem Cortesia de HEM
Vista Parcial HEM . Imagem Cortesia de HEM

Inspirando-se no contexto arquitetônico e cultural local, Tadao Ando imaginou um lugar harmônico. De fato, o arquiteto autodidata, baseou sua abordagem conceitual na "cosmologia chinesa antiga, filosofia, uso da luz no estilo ocidental e o terreno de Lingnan". Em sua composição, a luz natural é proeminente fluindo da abertura zenital central para os espaços de exibição. Com sua forma circular, esse átrio que abriga duas escadas de dupla hélice “remetendo aos princípios da arquitetura tradicional chinesa e criando uma interpretação moderna que pode revigorar o patrimônio arquitetônico do leste e do oeste”.

Desenho de Tadao Ando para He Art Museum. Imagem Cortesia de HEM
Desenho de Tadao Ando para He Art Museum. Imagem Cortesia de HEM

Replicando os pavilhões à beira-mar encontrados no patrimônio de Lingnan, o arquiteto criou um lago que envolve o edifício e marca o caminho de entrada. Além disso, todos os espaços para exposições são circulares, exceto a galeria quadrada no térreo, que inclui uma livraria de planta livre e um café. O projeto possui um espaço educacional flexível de 300 metros quadrados. Finalmente, o HEM é servido pela estação ferroviária de alta velocidade sul de Guangzhou e está situado próximo a quatro aeroportos internacionais.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Tadao Ando divulga imagens do Museu de Arte He em construção na China" [Tadao Ando Unveils Images of the He Art Museum, Under-Construction in Southern China] 24 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932421/tadao-ando-divulga-imagens-do-museu-de-arte-he-em-construcao-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.