Casa Paris / Casa14 Arquitetura

Casa Paris / Casa14 Arquitetura

© Leonardo Finotti© Leonardo Finotti© Leonardo Finotti© Maira Acayaba+ 21

  • Arquiteta Responsável:Mariana Andersen
  • Equipe De Projeto:Mariana Guardani (coautora)
  • Clientes:Marcelo Binaghi
  • Engenharia:Minuano Engenharia
  • Área Do Terreno:250 m²
  • Cidade:Perdizes
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Maira Acayaba
© Maira Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetar uma casa em terreno inclinado e trapezoidal no bairro de Perdizes parecia, a princípio, um grande desafio. Porém dotado de duas frentes, o terreno possibilitou que a residência tivesse fluxos bem determinados: foi projetada uma entrada social somente para pedestres no nível mais alto e com acesso pela área de convivência -com sala e cozinha integradas e voltadas para dois jardins- e outra, de serviço, na parte mais baixa, abrigando garagem e lavanderia.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti
Planta nivel 00
Planta nivel 00
© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

O projeto previu no pavimento superior, duas suítes, sendo a principal dotada de um terraço triangular - acompanhando o desenho do terreno - e a outra usada como escritório e sala de ensaio.  A laje da cobertura foi concebida para ser um terraço de 65m2. O mirante oferece várias percepções visuais para as múltiplas paisagens da cidade, inclusive uma bela vista para o Pico do Jaraguá.

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Economia de obra
Com um orçamento de obra bastante enxuto, foram adotadas algumas diretrizes para economia financeira e de tempo da obra:
- aproveitar o perfil natural;
-  espaço social integrado e único, evitando o uso de paredes e fundações desnecessárias;
-  emprego de materiais econômicos como bloco de concreto estrutural, laje-painel, concreto aparente e cimento queimado,
-  os pisos internos não receberam nenhum revestimento, permanecendo na laje zero

© Leonardo Finotti
© Leonardo Finotti

Conforto
A residência recebeu aberturas em ambas as faces para permitir a ventilação cruzada. Ao mesmo tempo, o fato das fachadas estarem voltadas para as faces Oeste e Leste, favorece a iluminação natural durante o dia todo.  

© Maira Acayaba
© Maira Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Paris / Casa14 Arquitetura" 22 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932382/casa-paris-casa14-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.