Arquitetura efêmera inspirada em ruínas locais: pavilhão multidisciplinar em malha de arame e cortiça

Criado pelo Studio Studio Studio, o novo laboratório interdisciplinar fundado por Edoardo Tresoldi, o Gharfa é um pavilhão localizado em Riyadh, na Arábia Saudita. A instalação experimental faz parte do projeto criativo temporário Diriyah Oasis, desenhado e com curadoria do estúdio Designlab Experience, com sede em Dubai.

Arquitetura efêmera inspirada em ruínas locais: pavilhão multidisciplinar em malha de arame e cortiça - Mais Imagens+ 16

© Roberto Conte

Localizado próximo ao Patrimônio Mundial da UNESCO, o distrito de At-Turaif, o projeto "dramatiza a íntima relação entre homem, paisagem e arquitetura através da reinterpretação da relação humana com arquétipos culturais". Em nome do Comitê da Estação Diriyah, e projetado pelo Studio Studio Studio e Edoardo Tresoldi em colaboração com o designer Alberonero, o músico Max Magaldi e o paisagista Matteo Foschi, fundador do Odd Garden Studio, Gharfa oferece um novo tipo de experiência em o Reino da Arábia Saudita

© Roberto Conte

Com um conceito inspirado nas ruínas locais, a intervenção multidisciplinar une a abordagem da matéria ausente de Edoardo Tresoldi, com o uso de sua famosa técnica de malha de arame. No entanto, Gharfa é o primeiro trabalho de arquitetura efêmera para o artista que não se mistura visualmente ao contexto e usa cortiça para gerar massas. Pela primeira vez, ele imaginou uma fortaleza arquitetônica, "oferecendo meras visões do que está acontecendo dentro dela".

© Roberto Conte
© Roberto Conte
© Roberto Conte

Duna, a instalação baseada em tecido semi-transparente de Alberonero, dialoga de maneira complementar com Gharfa, simbolizando um horizonte branco, uma viagem ao vazio. [...] No espaço, uma instalação de vídeo criada por Tresoldi praticamente recria o fogo e sua força de agregação inerentemente humana. Adicionando um toque da herança cultural árabe, o uso de um tapete em outra instalação atua como contrapartida a um céu feito de nuvens artificiais, sugerindo uma conexão metafórica entre os mundos tradicional e contemporâneo.

© Roberto Conte

Ocorrendo em um período de mudanças importantes, a instalação específica para o local utiliza diferentes elementos para gerar espaços onde os visitantes podem se encontrar, descansar e meditar. De fato, a experiência geral se assemelha a uma performance teatral em que técnica, realidade e ilusão se unem. Finalmente, "Gharfa molda uma experiência expressiva que primeiro rompe e depois restaura a linha tênue entre imaginação coletiva, imagens individuais e ficção narrativa".

© Roberto Conte

A complexidade envolvida na participação da decoração em estilo árabe, muitas vezes caracterizada por elementos simétricos, mas delicados, é sublimada pela instalação verde de Tresoldi e Matteo Foschi, na qual a vegetação é feita para se entrelaçar com materiais industriais. […] Na narração sonora de Max Magaldi, cada segmento musical é simultaneamente independente, mas interconectado. A composição só pode ser ouvida na íntegra a partir do centro da estrutura. Dessa maneira, o arranjo espacial específico da instalação permite que os visitantes experimentem seu próprio "mix" de áudio pessoal.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Arquitetura efêmera inspirada em ruínas locais: pavilhão multidisciplinar em malha de arame e cortiça" [Edoardo Tresoldi and Studio Studio Studio Release Images of Wire Mesh Installation in Riyadh] 21 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930550/arquitetura-efemera-inspirada-em-ruinas-locais-pavilhao-multidisciplinar-em-malha-de-arame-e-cortica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.