Laurian Ghinitoiu é o grande vencedor do Architectural Photography Awards de 2019

Laurian Ghinitoiu é o grande vencedor do Architectural Photography Awards de 2019

Recentemente no Architectural Photography Awards de 2019, o fotógrafo de arquitetura Laurian Ghinitoiu foi escolhido como o grande vencedor em três da seis categorias do prêmio. Ghinitoiu recebeu as honrarias por suas fotos inscritas nas categorias habitação social, exterior e edifícios construídos.

No início, a fotografia de arquitetura era apenas um hobbie para Ghinitoiu. Com o tempo, esta curiosidade latente passou a ocupar mais e mais espaço em sua vida e o reconhecimento profissional não tardou a chegar. A partir dai, o fotógrafo passou a viver de fotografia, viajando o mundo em uma jornada que lhe trouxe uma compreensão mais ampla e complexa da arquitetura.

© Laurian Ghinitoiu© Laurian GhinitoiuSkanderbeg Square, Tirana, Albania by 51N4E. Ghinitoiu's third win. Image © Laurian Ghinitoiu© Laurian Ghinitoiu+ 8

Como ele mesmo afirma, a fotografia “é uma ferramenta poderosa que nos auxilia a documentar e compreender melhor as questões relativas à arquitetura contemporânea. Minha abordagem é bastante objetiva, contextual e atmosférica, com foco na materialidade, na escala e nas pessoas, seus hábitos e comportamentos diários. Eu procuro explorar os limites entre a arquitetura formal e informal, procurando intercessões entre estes dois mundos.”

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Ghinitoiu recebeu o primeiro prêmio na categoria Exterior por sua foto do Museu The Twist, projetado pelo BIG e localizado no Kistefos Sculpture Park, em Jevnaker, na Noruega. Os elementos compositivos utilizados pelo fotógrafo fazem desta imagem quase uma abstração, uma perfeita sintonia entre o contexto específico, o projeto de arquitetura em si, a escala e a atmosfera surreal do parque. Ghinitoiu disse que “foi desafiador combinar em um único quadro as principais particularidades deste projeto: sua forma escultural, uma estrutura que se projeta sobre o rio como uma ponte, um projeto de arquitetura que é de fato, um edifício multifuncional.”

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

O segundo prêmio conquistado por Ghinitoiu foi na categoria Habitação Social, através de uma série de fotografias do Projeto de Transformação do GHI - parte do Grande Parque da Cidade de Bordeaux, na França, e concebido pelos arquitetos Lacaton & Vassal, Druot, Hutin. A série foi selecionada por “permitir ao espectador uma melhor leitura do projeto, entendendo o seu contexto, escala e materialidade” (Ghinitoiu). O foco principal desta narrativa criada por Ghinitoiu, é a maneira como os usuários se apropriam da arquitetura e interagem com ela.

© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

O terceiro prêmio foi outorgado ao fotógrafo na categoria Edifícios Construídos. A Praça Skanderbeg, em Tirana, Albânia, foi projetada pelo escritório 51N4E. O valor desta fotografia encontra-se na representação da transformação de um espaço sub-utilizado em um vibrante local de encontro e socialização para a comunidade local. Para Ghinitoiu, isso é resultado de um “arranjo de uma série de bancos que permitem que as pessoas habitem o espaço público.” Nesta imagem “a luz da tarde proporciona a atmosfera perfeita para sobrepor graficamente uma infinidade de momentos íntimos que coexistem dentro de um espaço público” (Ghinitoiu).

Skanderbeg Square, Tirana, Albania by 51N4E. Ghinitoiu's third win. Image © Laurian Ghinitoiu
Skanderbeg Square, Tirana, Albania by 51N4E. Ghinitoiu's third win. Image © Laurian Ghinitoiu

Em resposta a sua premiação em três das principais categorias do Architectural Photography Awards de 2019, Ghinitoiu disse: "É uma honra ter sido selecionado como vencedor em três, das seis categorias. Este prêmio confirma minha crença de que, quando dedicamos todo nosso foco e energia àquilo que nos apaixona e fascina, é possível alcançar resultados ótimos e inesperados. A sensação de que estou sendo reconhecido por meu trabalho é algo que definitivamente me dá muita energia e vontade de continuar fazendo o que faço, e espero que este exemplo sirva de inspiração para outras pessoas, para que elas não poupem esforços para ir atrás de sues sonhos, assim como eu fui inspirado pelo trabalho de outros grandes profissionais do passado.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Grace , Kate. "Laurian Ghinitoiu é o grande vencedor do Architectural Photography Awards de 2019" [Laurian Ghinitoiu Named Overall Winner of the Architectural Photography Awards 2019] 05 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930524/laurian-ghinitoiu-e-o-grande-vencedor-do-architectural-photography-awards-de-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.