Conheça os vencedores da Premiação IABsp 2019

O Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo, divulgou a lista de vencedores de da PREMIAÇÃO IABsp 2019. Dividida em 17 categorias que abrangem, entre outras, habitação social, projetos comerciais, culturais, desenho urbano e restauro - construídos ou não -, além de publicações, fotografia, arquitetura efêmera e projetos estudantis, a PREMIAÇÃO IABsp 2019 tem a finalidade de identificar os avanços e desafios enfrentados na produção da arquitetura e urbanismo contemporâneos nacionais, de modo a reconhecer as propostas engenhosas e significativas, sobretudo aquelas que contribuam, efetivamente, para o desenvolvimento da técnica, do conhecimento e do ambiente construído em diálogo com a natureza, a sociedade, a economia e a cultura.

Este ano, diferente das edições anteriores, a premiação conciliou os compromissos de celebração da cultura arquitetônica e urbanística na mesma medida que busca minimizar os estímulos à competitividade interna à classe de profissionais.

Museu do Pampa. Vencedor na categoria Restauro e Requalificação. Autoria: Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz, Vinícius Spira e Gabriel Grinspum. Imagem: Cortesia dos autores

O modelo proposto foi o de celebrar obras referenciais (projetos executados e não executados) para cada categoria, isto é, destacar aquelas propostas que realmente se destacaram aos olhos do júri quanto à qualidade técnica, reflexão política, ética, poética, capacidade transformadora e pelos argumentos, teses, valores e princípios propostos. Com isso espera-se valorizar as obras, projetos e produções merecedoras de destaque no atual contexto social, econômico, ambiental, urbano, político brasileiro, a fim de promover um sólido repertório de obras referenciais reafirmando a Arquitetura e Urbanismo como manifestações culturais.

Arquitetas Negras vol. 1. Vencedor na categoria Publicação. Organizadora/editora: Gabriela de Matos. Autoras: Raquel Freire Tainá de Paula Audrey Carolini Tamires Mendes Carol Bernardo Tamires Alcântara Vilma Patrícia Jaqueline Duarte Heloisa Ravena Stephanie Ribeiro Michele Wharton

O IABsp recomendou ainda, reservada a autonomia e independência do júri, que fossem privilegiadas no processo de avaliação àquelas propostas que apresentem qualidades decoloniais, contra-hegemônicas; que exercitem novas linguagens, novas formas de uso e ocupação; que valorizem criticamente a memória do ambiente construído e sua relação com a sociedade; e que promovam profundas reflexões conceituais e contextuais sobre diferentes aspectos relacionados à cadeia produtiva da produção do espaço, material e imaterial.

Pavilhão Flutuante. Vencedor na Categoria Estrutura em Madeira. Autoria: Bruno Rossi Arquitetos. Foto © André Scarpa

Conheça todos os premiados na página do IABsp.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Conheça os vencedores da Premiação IABsp 2019" 02 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929477/conheca-os-vencedores-da-premiacao-iabsp-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.