Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects

Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Imagem 2 de 20Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Imagem 3 de 20Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Imagem 4 de 20Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Imagem 5 de 20Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: MAD Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  305
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fangfang Tian
  • Arquitetos Responsáveis: Yansong Ma, Qun Dang, Yosuke Hayano
  • Equipe De Projeto: Wei He, Yuanhao Li, Li Shang, Changrui Fu, Tao Wang, Dmitry Seregin, Cesar D. Rey
  • Instituto De Design: Beijing Architectural Design and Research Institute EA4
  • Construtora : First Construction Engineering Office of Beijing Dalong Construction Group Co., Ltd.
  • Locatário: Damochang Urban Revitalization Program
  • Proprietário : Tianjie Group
  • Cidade: Pequim
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Imagem 3 de 20
© Fangfang Tian

Descrição enviada pela equipe de projeto. A MAD Architects, liderada por Ma Yansong, concluiu a restauração e reconstrução de uma casa com pátio tradicional de 305 metros quadrados que remonta à dinastia Qing. "Hutong Bubble 218" é uma continuação da exploração da MAD em reformas urbanas como um meio de revitalizar os bairros antigos da capital chinesa que foram confrontados com degradação e demolição como resultado do rápido desenvolvimento. A renovação da MAD demonstra como intervenções artísticas de pequena escala podem fornecer novos espaços e programas para essas áreas adversas, criando um diálogo entre o antigo e o novo.

Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Imagem 2 de 20
© Fangfang Tian

Em 2006, na Bienal de Arquitetura de Veneza, a MAD propôs ideias para as ambições futuras de Pequim, cuja paisagem urbana, como resultado de desenvolvimentos sociais e econômicos, começou a mudar, corroendo o delicado tecido urbano da cidade. "Beijing 2050" imaginou diferentes cenários para a cidade, incluindo o "Futuro de Hutongs". Com a ideologia de que o progresso não requer necessariamente mudanças e construções em larga escala, a MAD concebeu uma rede de bolhas metálicas a serem cultivadas nos bairros históricos da cidade. Inseridas no tecido urbano existente, elas foram criadas para atrair novas pessoas, atividades e recursos de volta a essas comunidades envelhecidas e negligenciadas. Ma Yansong disse: “Este é um ideal micro-utópico. Espero que essas bolhas sirvam como células vitais recém-nascidas, dando nova vida aos hutong tradicionais e revitalizando a comunidade. ”Em 2009, a primeira bolha hutong da MAD foi realizada em Beibingmasi hutong. Agora, dez anos depois, "Hutong Bubble 218" surgiu.

Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Imagem 10 de 20
© Fangfang Tian

"Hutong Bubble 218" é o resultado da participação da MAD no Programa de Pesquisa em Renovação da Cidade Antiga, lançado em 2014. Co-patrocinado pelo Tianjie Group, pelo Centro de Artes de Pequim e pelo Instituto de Pesquisa e Projeto Arquitetônico de Pequim, a iniciativa convidou arquitetos nacionais e internacionais para reformar vários locais no centro histórico da cidade de Pequim. Para este projeto de pesquisa, MAD concentrou-se em quatro princípios: preservação histórica, regeneração urbana, reenergização do espírito comunitário e intervenção em pequena escala.

Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Imagem 4 de 20
© Fangfang Tian

Localizado na área leste de Qianmen, perto de importantes marcos culturais como a Cidade Proibida e a Praça Tian'anmen, "Hutong Bubble 218" se encaixa no bairro próximo ao beco de Xidamochang. O edifício foi erguido na última parte da dinastia Qing. Cobrindo uma área de 469 m², originalmente serviu como o primeiro hospital internacional da cidade por mais de 100 anos, antes de ser convertido em uma residência que habita mais de 20 famílias, e seu pátio passou por reestruturação em várias ocasiões. Os moradores também criaram suas próprias adições improvisadas, levando à degradação estrutural. Com o declínio gradual dos padrões de vida, o prédio perdeu seu charme, deteriorando-se e ficando vago, à medida que a maioria das famílias se mudou.

Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Imagem 9 de 20
© Fangfang Tian

O desenho da MAD introduz vários objetos de arte esculturais - 'bolhas' - no terreno. Uma conecta o primeiro e o segundo andar com uma escada. Perfurando a paisagem do telhado, ela surge no terraço e funciona como uma sala de reuniões independente / espaço de trabalho compartilhado e flui pela borda até o pátio da frente. Outra bolha aparece como se tivesse caído no telhado do edifício. Embora possa parecer estranha em seu contexto histórico, uma aura misteriosa emana dessas formas futuristas e surrealistas. Suas superfícies espelhadas lisas refletem os edifícios antigos, árvores e céu nas proximidades, misturando-se ao meio ambiente. Em vez de interromper o tecido urbano existente, o antigo e o novo se complementam.

Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Imagem 5 de 20
© Fangfang Tian

O projeto da MAD não apenas realiza uma nova construção, mas também conserva e restaura a estética arquitetônica autêntica do edifício e seu pátio à sua glória original. A atmosfera do antigo pátio de Pequim é mantida através do uso de tijolos cinza, que vieram para definir as construções de edifícios hutong. As aberturas ao longo da fachada frontal foram substituídas por um único vidro transparente, maximizando a quantidade de luz natural que inunda o interior. A partir dessa vista, ninguém suspeita da existência das bolhas.

Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Imagem 6 de 20
© Fangfang Tian
Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Imagem 15 de 20
Interior. Imagem cortesia de MAD Architects

O pátio interno foi restaurado seguindo o layout original do espaço. Os painéis de madeira que revestiam o pátio interno tiveram suas manchas removidas retornando ao brilho original, com seções reproduzidas com o mesmo tamanho e motivo. O padrão e a disposição dos caixilhos das portas e janelas de madeira também foram mantidos, formando uma elevação aberta.

Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Imagem 11 de 20
Antes e depois da reforma. Imagem © Fangfang Tian

Como o escritor chinês Lao She disse uma vez: “A beleza da velha Pequim está nas lacunas e vazios entre os prédios.” “Hutong Bubble 218” demonstra como arte e arquitetura podem se unir para renovar uma cidade. Através da inserção de intervenções de pequena escala, as pessoas são atraídas para retornar à vida tradicional, metabolizando o bairro antigo e criando um diálogo entre tradição e futuro, natureza e humanidade, expresso de maneira artística à mão livre.

Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects - Imagem 8 de 20
© Fangfang Tian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Renovação Urbana Hutong Bubble 218 / MAD Architects" [Hutong Bubble 218 Urban Renovation / MAD Architects] 30 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929361/renovacao-urbana-hutong-bubble-218-mad-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.