Poética da luz natural para projetos de arquitetura

A Escola Coletiva de Projetos foi idealizada pelo desejo do aprofundamento da reflexão, do debate e da (re)formulação de um pensamento mais crítico em relação à arquitetura, urbanismo e construção, especialmente relacionados ao Nordeste brasileiro, seu clima, seus costumes, seus modos de vida e suas cidades.

O objetivo é trocar experiências, discutir e refletir sobre a arquitetura contemporânea num processo de aprendizado ininterrupto, reunindo arquitetos, urbanistas, engenheiros, artistas e demais profissionais interessados (e interessantes), estudantes ou não, amplificando a formação crítica.

O curso Poética da luz natural para projetos de arquitetura será ministrado pelo arquiteto Leonardo Maia e terá como fio condutor da discussão:
* a percepção da luz em espaços arquitetônicos;
* luz arquitetural;
* a visão poética da luz natural e as soluções construtivas das obras de arquitetos importantes, brasileiros e estrangeiros;
* as propriedades físicas e perceptivas da luz;
* insolação VS iluminação: utilização da Carta Solar e do Diagrama de Pleijel;
* como construir com a luz: espaço e forma;
* e estratégias projetuais para a luz natural.

Leonardo Maia formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2006, é Mestre em Tecnologia da Arquitetura (Conforto Ambiental e Tecnologia da Construção) pela Universidade de São Paulo (2016) e é pós-graduando em Ensino de Arquitetura pela Escola da Cidade. Participou de projetos, construções e reformas de edificações institucionais, comerciais e educacionais em São Paulo, como parte da equipe de escritórios nacionais e internacionais, primando pela eficiência energética, sustentabilidade e tecnologia na construção. É membro associado da Rede TerraBrasil desde 2012, uma rede de pesquisadores e construtores com terra no Brasil. Foi professor assistente na Escola da Cidade (2016) e é professor de Projeto Arquitetônico e Conforto Ambiental da Universidade Tiradentes desde 2017. Foi co-orientador do projeto que recebeu Menção Honrosa na X Bienal Latino-americana Miguel Aroztegui (2017).

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Poética da luz natural para projetos de arquitetura" 08 Nov 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928056/poetica-da-luz-natural-para-projetos-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.