Conexões entre arte e arquitetura: inaugurada a segunda Bienal Internacional de Arquitetura do País Basco

Conexões entre arte e arquitetura: inaugurada a segunda Bienal Internacional de Arquitetura do País Basco

Inaugurada no último dia 10 de outubro, a Bienal Internacional de Arquitetura do País Basco estará aberta aos visitantes até o próximo dia 12 de dezembro em uma série de espaços espalhados pelo território da comunidade autônoma do norte da Espanha. Conhecida como MUGAK, a Bienal Basca é um evento que não apenas busca explorar novas relações entre arte e arquitetura, mas que sobretudo tem o objetivo de aproximar a arquitetura das pessoas, promovendo a cidadania e promovendo a interdisciplinaridade da arquitetura. MUGAK tem se firmado no cenário arquitetônico internacional com um importante lugar de encontro e diálogo, uma bienal de arquitetura voltada à construção de cidades melhores, mais equilibradas e igualitárias.

Organizada pelo Departamento do Meio Ambiente, Planejamento e Moradia do Governo Basco, a segunda edição da Bienal de Arquitectura Euskera foi inaugurada oficialmente na última quinta-feira dia 10 de outubro na sede do Instituto de Arquitetos do País Basco (IAE) com a presença do presidente Iñigo Urkullu e demais autoridades locais. Durante a cerimônia de abertura, foram revelados os vencedores do Prêmio Peña Ganchegui para Jovens Arquitetos Bascos: Ane Arce e Iñigo Berasategui, sócios fundadores do estudio AZAB, foram os homenageados da noite em San Sebastián. O Prêmio Peña Ganchegui, um reconhecimento ao trabalho de jovens profissionais, procura impulsionar a carreira de arquitetos emergentes no contexto Basco.

Transformación de Plaza del Pueblo en Mallabia / azab. Image © Luis Díaz Díaz
Transformación de Plaza del Pueblo en Mallabia / azab. Image © Luis Díaz Díaz

A programação de conferências da Bienal deste ano contou com a participação de Sandra Barclay e Jean Pierre Crousse,em palestra realizada na sede do IAE. No dia 18 de outubro foi a vez de Nieto Sobejano Arquitectos, em apresentação realizada na Escola de Arquitetura da UPV/EHU. Durante as próximas semanas, a Bienal Euskera contará com a participação de Rafael Moneo e Álvaro Siza.

Respeitar o entorno “não é uma limitante, mas algo que nos faz perceber outras possibilidades, porque os limites nos trazem perguntas, e com elas, novas possibilidades.” “É importante perguntar-se sobre o sentido da arquitetura em um determinado lugar e como ela afeta as pessoas e o seu contexto imediato.” - Sandra Barclay e Jean Pierre Crousse.

‘Projeto de sistemas: a Escola de Ulm e a companhia Braun’, a principal exposição  da segunda edição da bienal Basca será inaugurada no próximo dia 25 de outubro na sede do IAE e no Museo San Telmo. A exposição intitulada ‘Arquitetura Consciente’, por sua vez, encontra-se no edifício da UPV/EHU enquanto o ciclo ‘Conexões: arte e arquitetura’ terá lugar nas quatro principais galerias de arte de San Sebastián (Ekain ArtelanakAltxerriArteko e Kur) e já estão abertas ao público.

Saiba mais sobre o programa completo da Bienal MUGAK aqui.

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Conexões entre arte e arquitetura: inaugurada a segunda Bienal Internacional de Arquitetura do País Basco" [Se inaugura la Bienal MUGAK reflexionando sobre el vínculo entre arte y arquitectura] 27 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926841/conexoes-entre-arte-e-arquitetura-inaugurada-a-segunda-bienal-internacional-de-arquitetura-do-pais-basco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.