SOM projeta novo terminal do aeroporto de Kansas City

O Skidmore, Owings & Merrill (SOM) acaba de divulgar a última revisão do projeto para o novo terminal do aeroporto de Kansas City. Desenvolvido em estreita colaboração com o Departamento de Aviação e a prefeitura de Kansas City, além de ouvir os responsáveis pelas principais companhias aéreas que farão uso do novo terminal, o projeto está sendo acompanhado de perto pela construtora contratada Edgemoor. O projeto do novo aeroporto de Kansas City será o maior projeto de infraestrutura a ser construído na história daquela que é a maior cidade do Missouri.

SOM projeta novo terminal do aeroporto de Kansas City - Mais Imagens+ 4

Cortesia de SOM

Idealizado, concebido e dirigido pelo SOM em parceira com uma vasta equipe de consultores locais e em colaboração com a CWC, o projeto do novo terminal transformará para melhor a estrutura existente do aeroporto, adicionando mais de noventa mil metros quadrados ao complexo aeroportuário de Kansas City, incorporando a identidade da cidade como um dos mais importantes centros de tecnologia e inovação dos Estados Unidos. “Estamos orgulhosos de participar deste projeto histórico para Kansas City e ansiosos por dar início as obras do novo terminal”, disse Geoff Stricker, diretor administrativo da Edgemoor. “Construímos uma ótima relação com a prefeitura de Kansas e com os representantes das companhias aéreas parceiras, e consequentemente, isso será revertido em benefícios para a comunidade local.”

Cortesia de SOM
Cortesia de SOM

O antigo terminal aeroportuário de Kansas City, construído em 1972, será completamente remodelado segundo o projeto desenvolvido pelos arquitetos do SOM. Contando inicialmente com trinta e nove portões de embarque, o projeto poderá ser facilmente ampliado no futuro para um total de cinquenta portões, os quais poderão ser operandos simultaneamente. Depois de apresentar a primeira versão e ouvir o feedback da população de Kansas e de todas as partes interessadas no projeto, o SOM apresentou uma nova versão revisada do projeto na semana passada, durante uma reunião entre os arquitetos e as autoridades da cidade. As imagens revelam as principais características da arquitetura do terminal assim como das áreas internas como as lojas, os guichês de check-in, o observatório e as áreas de desembarque. Mais de 60 empresas locais estão participando no projeto do novo terminal de Kansas City, incluindo 41 pequenas empresas - das quais a maioria é atualmente gerida por mulheres. Estima-se que a construção do aeroporto gerará mais de 5,000 mil novos empregos temporários na cidade.

Cortesia de SOM
Cortesia de SOM

Os arquitetos conceberam o projeto do terminal para tornar espaços e circulações mais eficientes, resultando em um layout comparto e funcional. As distâncias percorridas a pé foram reduzidas ao mínimo, enquanto que as áreas de check-in e a segurança foram consolidadas em um mesmo espaço. O acesso ao terminal será feito em dois níveis, segregando o tráfego de veículos entre chegadas e partidas. Por outro lado, um beiral monumental marcado por uma série de pilares em "V" e vigas em balanço acolherá a todos os visitantes que chegam a cidade de Kansas City. O projeto do novo terminal foi desenvolvido para atender os mais altos padrões de sustentabilidade definidos pelo selo LEED® Gold.

O novo terminal começou a ser construído em março deste ano, o qual deverá continuar operando até a sua conclusão completa prevista para 2023.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "SOM projeta novo terminal do aeroporto de Kansas City" [SOM Unveils Revised Design for $1.5 Billion Kansas City Airport Terminal] 09 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924390/som-projeta-novo-terminal-do-aeroporto-de-kansas-city> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.