Como escolher um BIM Manager para seu escritório

Com a conscientização da importância do uso da tecnologia BIM para o desenvolvimento dos projetos, muitas empresas da área da construção civil têm tido dificuldade para encontrar um BIM Manager. Surgem muitas inseguranças, principalmente porque, muitas vezes, o entrevistador ou a própria empresa não sabem exatamente o que estão procurando, ou como e onde procurar - e muito menos qual candidato é o mais indicado para a tarefa.

Se você ou a sua empresa está passando por esta situação, veja, a seguir, algumas dicas para contratar um BIM Manager.

1. Defina bem as necessidades da empresa

Cada escritório, de arquitetura ou engenharia, tem formas diferentes de trabalhar. Cada um possui uma bagagem diferente, uma experiência diferente, uma metodologia diferente, e essas diferenças também se aplicam no momento da utilização de uma ou de mais ferramentas de uma plataforma BIM. E o BIM Manager deverá saber exatamente como explorar os programas da forma que melhor se adeque à forma de trabalhar da empresa.

Por isso, antes de entrevistar qualquer candidato, liste quais são as necessidades que a empresa tem com relação ao programa, que tipo de informação ou de representação você precisa extrair do programa, que dificuldades a equipe enfrenta perante os projetos, quais são os objetivos que vocês pretendem alcançar usando os programas, quais as expectativase metas que a empresa busca atingir nos projetos etc.

Não economizem em palavras, aliás, este é um ótimo momento para reunir a equipe e ouvir o que eles têm a dizer, provavelmente cada colaborador também possui uma visão diferente e eles poderão contribuir para montar um Programa de Necessidades e Metas de Implantação muito mais rico, pois vocês precisarão usar essas informações na hora de entrevista e selecionar os candidatos.

2. Use as mídias sociais e fóruns na internet para sua busca

Quando eu estudava modelagem, renderização e animação no 3DS Max, eu era inscrita em vários fóruns online para tirar minhas dúvidas, conseguir dicas e materiais. É incrível o quanto temos pessoas inteligentíssimas e muito experientes nesses espaços digitais, esclarecendo as dúvidas dos usuários, compartilhando informações úteis.

Façam uma busca na internet, procurem conhecer esses fóruns, se inscrevam, observem a interação dos usuários, veja quem são aqueles que contribuem e colaboram mais nessas plataformas. O Linkedin, Facebook, Google Groups e até o Whatsapp possuem grupos para este tipo de fim.

Uma outra forma de conseguir boas indicações é contatando empresas que trabalhem com os mesmos programas que vocês, e ver com eles se eles possuem um bom profissional para indicar.

3. Mire baixo: os melhores BIM Managers ainda não foram descobertos

É comum as empresas buscarem aqueles indivíduos com uma lista de títulos em seu currículo, mas, como eu mesma escrevi no meu perfil pessoal do Linkedin: "Eu não acredito em BIM Manager que nunca entregou um bom projeto totalmente desenvolvido em BIM", ou seja, os melhores não são os gerentes, mas aqueles que estão na 'lida', desenvolvendo, projetando, solucionando problemas todos os dias.

Há alguns anos eu participei do Autodesk University Brasil, e como usuária do REVIT há muito tempo eu estava sedenta para conhecer os benefícios diferentes que as pessoas conseguiam extrair desse programa. Eu assisti algumas palestras naqueles dois dias, mais focadas em desenvolvimento de projetos para a construção civil, e fiquei decepcionada com os palestrantes. Eles apresentavam resultados maravilhosos, os quais eles haviam coordenado ou gerenciado, mas não faziam a mínima idéia de como fizeram para atingir aquele resultado, quais metodologias usaram, quais ferramentas etc. Dava para perceber que eles não tinham absoluta noção de como o projeto era de fato desenvolvido, e eu me perguntei: Como pode alguém ser coordenador ou gerente BIM sem conhecer o programa ou sem se envolver no desenvolvimento dos projetos feitos com essa tecnologia?

E eu descobri que eles não eram os únicos, desde então eu tenho observado, em todos os meios possíveis, que estamos desperdiçando talentos enormes de pessoas com muito potencial, que conhecem detalhadamente a dificuldade de cada etapa, de cada fase, de cada área do projeto, e que sabem exatamente como resolver cada situação, e dando os cargos mais altos para pessoas que não tem capacidade nenhuma de atuar como BIM Manager.

Se o seu candidato não teve experiência nenhuma desenvolvendo projetos diretamente, seja como estagiário, projetista, arquiteto ou engenheiro projetista, se ele não tem conhecimento técnico de projeto e não tem experiência nenhuma em projetos executivos e execução de obras, pode dispensar e partir para o próximo, pois muito provavelmente ele será mais um BIM-orador-Manager, ele sabe falar, mas não sabe resolver, e vai contar com a experiência e conhecimento dos estagiários e dos outros colaboradores para conseguir solucionar os problemas na plataforma. Para que vocês tenham uma noção, a maioria desses BIM Managers, que se chamam de B.M., não sabem nem o que é o LOD (Level of Development/Detailment) de um projeto, não sabem solucionar os problemas que aparecem no uso do programa, não sabem utilizar as ferramentas de uma maneira versátil (a esmagadora maioria só sabe o jeito engessado e mecânico de fazer as coisas, eles não possuem criatividade e experiência para propor novas metodologias, lembra do que eu falei no início do texto?).

E agora entra o último e o mais importante item da nossa lista:

4. Use a lista que sua empresa fez no item "1" nas entrevistas

Este método é infalível para separar um BIM Manager de um embuste. Um profissional com experiência, no momento em que você apresentar a ele a sua lista de necessidades, de dificuldades e suas expectativas, irá te responder com clareza qual a, ou quais as, formas que você poderia utilizar no programa, ou usando outros programas, para vencer os obstáculos e atingir seus objetivos. Ele vai te falar quais ferramentas você pode utilizar, o que daria certo e o que não.

Um embuste provavelmente irá encher a linguiça durante a entrevista, e não vai te dar uma resposta clara de qual ou quais métodos ele usaria para resolver as questões.

Pergunte também quais foram as dificuldades que ele já teve com o uso da plataforma e como ele resolveu, qual metodologia ele usou e que outras conquistas ele obteve durante o uso. Um profissional experiente vai lhe contar com riqueza de detalhes, de forma bem simples, como foi que ele fez isso ou aquilo, enquanto o embuste lhe dará respostas mais genéricas e sem muitos detalhes sobre qual ferramenta exatamente ele usou para fazer tal coisa.

Conclusão

Um BIM Manager é uma figura importante nas empresas que trabalham e que precisam de forma crítica dos programas da plataforma BIM. É muito comum que essas figuras sejam somente pessoas que já eram gerentes de projeto e que foram eleitos os BIM Managers das empresas em que eles trabalham. E, cá entre nós, isso não é certo.

O BIM Manager, antes de mais nada, é um profissional que necessita de um conhecimento global da cadeia de processos da construção civil, ele precisa ter um conhecimento crítico de cada fase do desenvolvimento de um projeto, para que ele saiba exatamente que tipo de informações e de representações ele precisa extrair do programa, também precisa ir além da etapa de projeto e conhecer a dinâmica de uma obra, ter conhecimento técnico sobre a execução e das fases de uma obra, precisa ter uma visão geral e ao mesmo tempo detalhada de cada processo. Em complemento a esse conhecimento, vem a plataforma BIM, que é o conjunto de ferramentas que esse profissional precisa dominar a fundo, para que ele possa garantir que cada etapa e cada elemento do projeto sejam modelados da forma correta, como consta no LOD ou na metodologia da empresa, e garantir que o modelo e as informações sejam precisas e de fácil entendimento para todos que manusearem o modelo.

O BIM Manager é como se fosse o Chef de um grande restaurante. Para chegar ao posto de Chef ele precisa ter vindo de baixo, precisa ter lavado a louça, ter cortado a cebola, preparado o molho, ele precisa aprender o be-a-bá da cozinha, da culinária, dos alimentos, dos nutrientes, dos utensílios, da forma de se preparar, de se armazenar, ele precisa ter experiência com cada etapa do processo.

Sobre este autor
Cita: Priscila Bonifácio. "Como escolher um BIM Manager para seu escritório" 31 Jul 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921951/como-escolher-um-bim-manager-para-seu-escritorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.