Aprenda a projetar um paraboloide hiperbólico de bambu

Aprenda a projetar um paraboloide hiperbólico de bambu - Mais Imagens+ 6

O bambú é um material construtivo utilizado desde a antiguidade e das mais diversas formas. Competindo com materiais inovadores e de altíssimo desempenho como o plástico e o aço, o bambu nunca perdeu seu espaço, mostrando porque é -- ainda hoje - uma das soluções construtivas mais eficientes, econômicas e sustentáveis.

© Lucila Aguilar

Além disso, em um mundo cada dia mais preocupado e consciente para com o meio ambiente, o bambu passou a ser visto também, como uma ótima solução estética em projetos de arquitetura. Nós, arquitetos do século XXI, somos testemunhas deste crescente interesse pelo bambu e como ele tem sido incorporado à sistemas construtivos mais tradicionais ou até, de maneiras extremamente inovadoras. Como reflexo disso, o bambu passou a ser um dos materiais construtivos mais pesquisados e desenvolvidos ao longo das últimas décadas, chegando a alcançar uma resistencia até três vezes maior que a do aço. 

© Lucila Aguilar

Distintos profissionais se dedicaram quase que exclusivamente à estudar as propriedades estruturais de tal material, como é o caso da arquiteta mexicana Lucila Aguilar, quem vem desenvolvendo uma linguagem arquitetônica praticamente depende do bambu, explorando todas as potencialidades deste material, tanto estruturais quanto estéticas. A arquitetura em bambu passou a ser sinônimo do trabalho desenvolvido pelo escritório de Aguilar, suas pesquisas resultaram em uma série de materiais didáticos específicos sobre a construção em bambu, abordando questões relacionadas aos materiais e ferramentas além de contar com um passo à passo de como construir diferentes estruturas em bambu.

© Lucila Aguilar

Inspirados por este magnífico trabalho, decidimos apresentar aqui o terceiro manual de construção em bambu desenvolvido pelos arquitetos do escritório de Lucila Aguilar, no qual você poderá conhecer melhor o processo de projeto e construção de um paraboloide hiperbólico - o qual foi utilizado no projeto da La Ceiba. Estes manuais funcionam como um material complementar do projeto, acompanhando as plantas, cortes e fachadas para melhor explicar o processo construtivo da estrutura de bambu.

Baixe aqui o manual de construção em bambu para banheiros e vestiários, por Lucila Aguilar Arquitectos

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Aprenda a projetar um paraboloide hiperbólico de bambu" [Aprende a diseñar una cubierta de bambú con paraboloide hiperbólico] 26 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921845/aprenda-a-projetar-um-paraboloide-hiperbolico-de-bambu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.